Yves Saint Laurent faria hoje 86 anos: confira três obras sobre o ícone da moda – GQ – [Blog da Solange Pereira]





Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Top models Carla Bruni (L) and Karen Mulder (R) kiss fashion designer Yves Saint Laurent after the Saint Laurent Haute Couture Spring/Summer 1996 show as part of Paris Fashion Week on January 24, 1996 in Paris, France.(Photo by Stephane Cardinale/Sygma vi (Foto: Corbis Via Getty Images)

Yves Saint Laurent com Carla Bruni, à esquerda, e Karen Mulder, à direita, em 1996. (Foto: Getty Images)

Em 1966, uma peça chamada Le Smoking era apresentada por um então jovem Yves Saint Laurent. Essa criação, assim como muitas outras, mudaria o curso da moda e a maneira como mulheres em especial iriam se expressar por meio das roupas. Em 45 anos de carreira, mais que moda, o estilista francês de origem argelina imprimiu estilo com assinatura inconfundível.

Se estivesse vivo, Saint Laurent estaria completando 86 anos nesta segunda-feira (1). Para comemorar o legado de um dos maiores estilistas do século XX, a GQ Brasil indica três obras que falam sobre sua vida e sua carreira.

1. Yves Saint Laurent (ABRAMS), de Florence Muller e Farid Chenoune

Esta obra foi lançada em 2010 paralelamente aos trabalhos da exposição homônima realizada no Petit Palais, em Paris. A pesquisa para o livro aborda sua trajetória ainda na Dior (quando trabalhou diretamente com Christian Dior por dois anos) e, após a morte do fundador, seu papel na direção criativa da maison. Com prefácio do seu companheiro e sócio Pierre Bergé (que morreu em 2017), a obra passeia por todas as fases da carreira de Saint Laurent, pontua marcos importantes como a abertura da primeira loja de prêt-à-porter do estilista, revela o alcance e amplitude do seu trabalho, e ainda sua inspiração na pintura, escultura, teatro, ópera, literatura e cinema. Clique aqui para comprar.

Yves Saint Laurent (ABRAMS), de Florence Muller e Farid Chenoune (Foto: Divulgação)

Yves Saint Laurent (ABRAMS), de Florence Muller e Farid Chenoune (Foto: Divulgação)

2. Yves Saint Laurent: The Scandal Collection, 1971 (ABRAMS), de Olivier Saillard e Dominique Veillon

Lançado em 2015, junto da exposição dedicada à coleção de alta costura primavera-verão 1971 de Yves Saint Laurent, o livro aborda o trabalho Libération que foi inspirado na moda da década de 1940, anos de guerra. Vestidos curtos, sapatos plataforma, ombros quadrados e maquiagem exagerada foram as referências à Paris ocupada que causaram escândalo. A coleção, criticada pela imprensa na época, deu força total à tendência retrô que rapidamente acabou conquistando as ruas. Clique aqui para comprar.

Yves Saint Laurent: The Scandal Collection, 1971 (ABRAMS), Olivier Saillard e Dominique Veillon (Foto: Divulgação)

Yves Saint Laurent: The Scandal Collection, 1971 (ABRAMS), Olivier Saillard e Dominique Veillon (Foto: Divulgação)

3. Yves Saint Laurent Catwalk: The Complete Haute Couture Collections 1962-2002 (Thames & Hudson)

A jornalista Suzy Menkes e vários outros colaboradores assinam essa obra focada em oferecer uma visão geral e completa do trabalho de Yves Saint Laurent na alta costura, desde a década de 1960 até sua última apresentação, no Centro Pompidou em 2002 antes da aposentadoria – o desfile reuniu algumas de suas musas, como Catherine Deneuve e Carla Bruni (foto abaixo). No livro, depois de um perfil biográfico do estilista, cada coleção é apresentada cronologicamente com texto pontuando influências e destaques além de curadoria de imagens minuciosas apresentando as criações em detalhes: roupas, acessórios, beleza, cenografia, modelos, em um verdadeiro item de colecionador. Clique aqui para comprar.

Yves Saint Laurent Catwalk: The Complete Haute Couture Collections 1962-2002 (Thames & Hudson) (Foto: Divulgação)

Yves Saint Laurent Catwalk: The Complete Haute Couture Collections 1962-2002 (Thames & Hudson) (Fotos: Divulgação)

Todos os produtos apresentados na GQ são selecionados de forma independente por nossos editores. No entanto, quando tucompra algo por meio de nossos links, podemos ser remunerados via comissão. Os preços foram verificados na publicação deste conteúdo. Preços e disponibilidade estão sujeitos à variação.



Por , em 2022-08-01 16:53:42


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte gq.globo.com / – Conteúdo de público domínio



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.