Cuiabana transforma kombi em ateliê para levar arte ao público – [Blog da Solange Pereira]





Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

A artista, empreendedora e publicitária Lua Brandão encontrou em uma Kombi o que precisava para realizar o sonho de uma arte itinerante. Ela comprou o carro, fabricado em 2011, e o transformou em um ateliê sobre rodas que hoje leva seu trabalho para todos os cantos.

 

Ela, que sempre foi envolvida com a arte – é criadora do personagem e marca regional Boneco de Osso -, conta que começou a pintar em eventos, depois para clientes particulares, abriu um ateliê no Centro Histórico de Cuiabá e trocou várias vezes de endereço até sentir que a Kombi seria o próximo passo na realização de seus sonhos.

 

Tudo começou em uma viagem para Recife (PE), há cerca de sete anos, quando levou para a capital pernambucana a oficina “Varal dos Sonhos”, seu projeto social que consiste em levar arte para as crianças e adolescentes de comunidades carentes.

 

“Eu ia pra vários cantos com meu projeto, sempre com muitas coisas, com muita sacola, e essa viagem pra Recife me despertou muito mesmo. Eu falei assim: ‘Cara, eu tô aqui em Recife com a minha arte, imagina se eu tivesse vindo aqui com um carro, com meu ateliê montado?”

 

Reforma da Kombi

Divulgação

KOMBI BONECO DE OSSO

 

 

Após a viagem para Recife, Lua passou a alimentar cada dia mais e mais a sua vontade de ter uma arte itinerante, onde pudesse levar o seu trabalho para todos os lugares.

 

A aventura começou a ganhar corpo quando Lua e seu companheiro, Siri, que também trabalha com arte, compraram a Kombi. Começaram a customização em 2021. A pintura, pneus, iluminação e móveis foram feitos pelo casal.

 

Apenas alguns processos foram terceirizados, como a funilaria e envelopamento. A reforma durou dois anos, e Lua reforça que aprendeu tudo na internet.

 

E foi assim que a Kombi se tornou um ateliê sobre rodas, levando as criações de Lua Brandão ao público.

Boneco de Osso

 

O personagem Boneco de Osso surgiu despretensiosamente, há dez anos, quando a artista ainda estava cursando publimunicipio e propaganda.

 

Com o tempo, o que era apenas um personagem que a artista usava para se expressar se transformou em camisas, quadros… E o sonho de viver da arte foi crescendo cada vez mais dentro da multiartista.

 

“Eu vi que estava entrando na faculdade não para ser redatora, mas sim porque ela ia servir como base para me ‘direcionar a direcionar’ a minha marca. Então fui usando a faculdade para melhorar a minha marca”, conta.

 

Assim que terminou a faculdade, Lua abriu seu primeiro ateliê, no Centro de Cuiabá, em meados de 2013.

 

Lua Arte

 

Divulgação

KOMBI BONECO DE OSSO

 

Para além do Boneco de Osso, a artista também é criadora da marca “Lua Arte” (@arte.lua), mais uma de suas facetas no globo da arte, em que a especialidade é o bordado.

 

Assim como o seu trabalho com o Boneco de Osso, os desenhos também são autorais, e trazem a representatividade do “feminino” em seu empoderamento.

 

“Comecei a mergulhar no globo dos bordados, a trabalhar com linhas, e aí de repente me descobri nesse globo, me agenitorxonei por bordado livre. E trouxe essa habilidade também para o meu personagem, assim como outras habilidades que eu quero estudar. Porque eu não me fecho a uma habilidade só”, explica.

 

Tanto o Boneco de Osso quanto o Lua Arte estão dentro da Kombi e fazem parte da essência de Lua Brandão, ou como ela mesma prefere dizer, “são dois momentos diferentes, são as ‘fases da Lua’”.

  

Projeto Social

 

O projeto social “Varal dos Sonhos” consiste em levar oficinas de pintura com o personagem Boneco de Osso para as crianças e adolescentes de comunidades carentes e escolas públicas. Lua conta que o ímpeto de levar arte para crianças e adolescentes surgiu em um “insight” enquanto pintava uma casa para crianças em tratamento de câncer.

 

“Fui lá pintar, e no que eu estava fazendo a minha arte, veio algo muito forte no meu coração dizendo ‘se eu tenho um dom esse dom tem que ser compartilhado’. E eu fiquei com isso muito forte no meu coração”, relatou.

Divulgação

KOMBI BONECO DE OSSO

 

 

“Eu não queria que a minha arte gerasse renda só pra mim. Acredito que as coisas precisam ser compartilhadas, e aí aquilo ficou muito forte em mim: ‘Eu tenho que compartilhar a minha arte, eu tenho que compartilhar a minha arte’”.

 

A oficina é 100% voluntária, sem apoio financeiro, e todo o investimento é feito pela artista. O projeto será retomado ainda nesse ano após a pausa por conta da pandemia.

 

A artista pretende continuar a levar sua arte para outros estados, e abre a agenda da Kombi para eventos, feirinhas, festas e oficinas.

 

Acompanhe o trabalho da artista pelo instagram:

 

@kombi_bonecodeosso (Boneco de Osso)

@arte.lua (Lua Arte)



Por , em 2022-07-31 09:22:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.midianews.com.br / – Conteúdo de público domínio



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.