“Do campo para casa. Vivências de um passado recente” no Museu do Canteiro – [Blog da Solange Pereira]





Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.



Visualizações:
8


A exposição “Do campo para casa. Vivências de um passado recente” que está patente no Museu do Canteiro a partir deste domingo, dia 17 de julho.

Revisita parte do espólio etnográfico do Museu de Artes e Ofícios recolhido e doado pela comunidade alcainense, relativo às profissões tradicionais locais, o agricultor, o ferreiro, o carpinteiro, o alfaiate e costureira, o chapeleiro, a queijeira e o pastor.

Cada um dos objetos exposto permite recordar o tempo e destreza de quem com eles trabalhava e procurava o seu sustento. A matação do porco, o vinho e o azeite evocam outros saberes, vivências e sabores da época.

Parte desta coleção encontra-se, hoje, patente no Museu do Canteiro, pois o edifício emblemático que acolhe habitualmente esta coleção – a antiga sede da associação dos canteiros – irá sofrer algumas intervenções e assim é dada a possibilidade de apreciarem parte desta coleção que evoca as vivências de um passado recente que de outra maneira não seria possível.

A exposição Do campo para casa. Vivências de um passado recente está patente, no Museu do Canteiro, até 2 de outubro.






Por , em 2022-07-17 07:41:56


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte maisbeiras.sapo.pt / – Conteúdo de público domínio



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.