Curso em Vila Criativa transforma a vida de mulheres na Zona Noroeste de Santos – [Blog da Solange Pereira]





Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Costura é a arte de se juntar diferentes tipos de tecidos para transformá-los em roupas, bolsas etc. Na Vila Criativa da Zona Noroeste, essa transformação vai além da produção de peças de vestuário ou acessórios. São vidas que estão mudando para melhor com as aulas do Projeto Oportunidades, que garante diversos cursos profissionalizantes gratuitos para santistas que residem em bairros de maior vulnerabilidade social.

É o caso da dona de casa Danubia da Silva Galotti, de 34 anos, moradora do Rádio Clube. Ela descobriu uma nova vocação com o curso de corte e costura na Zona Noroeste. “Minha bisavó costurava, mas eu não fazia ideia de que gostaria tanto. Eu me descobri aqui, se pudesse ficaria o dia todo na Vila Criativa”. Orgulhosa, Danubia conta que adquiriu três máquinas para trabalhar em casa e já está gerando renda ao conquistar seus primeiros clientes.

cortecosturavilacriativa08 Curso em Vila Criativa transforma a vida de mulheres na Zona Noroeste de Santos - [Blog da Solange Pereira] economia criativa

PARCERIAS

Os cursos do Projeto Oportunidades são realizados pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) em parcerias com a iniciativa privada, a fim de que sejam viabilizados sem gasto de dinheiro público. O de corte e costura, por exemplo, conta atualmente com uma turma de 48 alunas e é realizado com a Singer. Neste ano, já houve turmas de pedreiro (patrocinadas pela Nosleda), portaria (Supertrans), vendas (Rede Conceito), desenvolvimento de sites e aplicativos (Virtues) e animação de festas (Festa Encantada).

Outras parcerias que viabilizam o curso de corte e costura ocorrem com o Camps e o Concais, por exemplo, que forneceram roupas que não podem ser reutilizadas para servir como tecido para a aula.

A Seectur inclusive busca mais empresas para viabilizar as capacitações. Empresários que se interessem em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (13) 97410-0220.

DEDICAÇÃO E AUTOESTIMA

A professora do curso de corte e costura, Lucinea Marques de Lima, elogiou a dedicação da turma e ressalta que, além da receptividade aos conteúdos, há um claro ganho de autoestima para as alunas. “O curso não é engessado, abre um leque de possibilidades. Além de aprender a costurar, elas recebem noções de empreendedorismo e como lidar com o mercado de trabalho”.

cortecosturavilacriativa07 Curso em Vila Criativa transforma a vida de mulheres na Zona Noroeste de Santos - [Blog da Solange Pereira] economia criativa

Maria Izilda Chagas, dona de casa do Rádio Clube, confirma que está aprendendo muito mais do que uma profissão. “A atividade está me ajudando a sair da depressão. Eu ficava muito tempo em casa sem ter o que fazer. Agora, meu sonho é trabalhar com isso”.

Com orgulho, a professora mostrou várias obras produzidas pelas alunas com material reaproveitado, como uma bolsa feita com restos de guarda chuva e calça jeans e uma blusa feita com agasalhos reciclados. Prontas, as peças são doadas para ações do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

 

VILAS SÃO FOCO DA ESTRATÉGIA DE FOMENTO À ECONOMIA CRIATIVA

Felizes com seus feitos, as alunas da Zona Noroeste são apenas uma pequena mostra do fomento à economia criativa que a Prefeitura realiza em Santos. Neste mês, a Cidade inclusive recebe um evento internacional do segmento, o 14º Encontro de Cidades Criativas da Unesco.

As vilas criativas são equipamentos-chave para a aplicação dessa estratégia. Atualmente, são dez unidades atendendo mais de oito mil individuos por ano, com qualificação profissional e atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capamunicipios sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos. No ano passado, mais de 3,2 mil alunos frequentaram cursos de qualificação, nas mais diversas áreas, como gastronomia, moda e beleza, vendas e tecnologia. Neste ano, 460 alunos passaram pelas capacitações no primeiro semestre, todos sempre com inscrição gratuita.

As matrículas para turmas do segundo semestre já estão abertas.

Fotos: Carlos Nogueira

Por , em 2022-07-17 11:44:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.santos.sp.gov.br / – Conteúdo de público domínio



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.