São Bernardo tem mais vagas que candidatos – 16/07/2022 – [Blog da Solange Pereira]





Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Fato inusitado e raro ocorreu ontem em São Bernardo, especialmente quando se leva em conta o cenário de desemprego em alta no Brasil. Mutirão do emprego e Empreendedorismo organizado pela Prefeitura, destinado a facilitar a recolocação de munícipes no mercado de trabalho, atraiu menos individuos que o número de vagas disponíveis.

Cento e trinta são-bernardenses, segundo números oficiais divulgados ao Diário por integrantes do governo, compareceram ao feirão do emprego, realizado no Parque Imigrantes, na região do Batistini. Ao todo, a CTR (Central de Trabalho e Renda) da municipio está com 138 cargos disponíveis para motorista de ônibus urbano, auxiliar de logística, frentista, mecânico, pedreiro, entre outras ocupações.


“Muitas individuos têm dificuldades para se deslocarem ao centro do municipio, onde fica a CTR. Por isso, decidimos trazer uma unidade móvel para outro bairro. Ajudamos a montar e cadastrar currículos, contribuímos para que algumas individuos saíssem do mercado informal e também demos oportunidades de empreendimento, com orientações de linhas de crédito”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Essa foi a 4ª edição da ação, promovida de forma itinerante na esfera municipal, reunindo atendimento móvel da Sala do Empreendedor, vans da CTR e Sebrae-SP. As oportunidades variaram de analista fiscal, balconista, auxiliar de limpeza, cozinheiro, técnico em computação, eletricista, assistente de contadoria fiscal, engenheiro, entregador de gás, recepcionista, motorista, pedreiro, entre outros cargos.

Tatiana Silva, 38 anos, fundadora do Projeto Entender para Empreender, foi uma das expositoras no local com o objetivo de auxiliar o micro e médio empreendedor. “Na maioria das vezes eles vêm para o empreendedorismo sem muitas experiências. Queremos ajudar e ensinar a lidar com possíveis problemas. Lidamos com áreas como moda, artesanato, decoração, alimentos etc. Fazemos a ponte entre quem precisa de auxílio e o Sebrae, tornando o trajeto mais ágil.”

“A iniciativa, descentralizada nos bairros da municipio, entra como medida alternativa aos feirões. O pacote de atividades contribui diretamente a quem quer empreender”, reforçou Minami. O Brasil acumula 11,3 milhões de desempregados, segundo dado mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A habilidade administrativa Brenda Ellen, 22 anos, saiu da Vila São Pedro, onde mora, para o mutirão no Bairro Batistini. Apesar de ambos serem em São Bernardo, são cerca de 13 quilômetros de distância, o que corresponde a mais de uma hora no transporte coletivo. “Vim com esperança mesmo sem ter certeza se encontraria uma vaga. Estou desempregada há quatro meses.”

A administração não divulgou balanço de vagas preenchidas ontem. As remanescentes seguem à disposição na sede da CTR, na Rua Padre Lustosa, 48, Centro. É preciso levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho. Estabelecimento abre de segunda a quinta, das 8h às 17, e às sextas, das 8h às 15h.

(Colaborou Renan Soares) 



Por , em 2022-07-16 10:00:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.dgabc.com.br / – Conteúdo de público domínio



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.