Curso de Enfeites Natalinos garante renda e autoestima para mulheres no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo – [Blog da Solange Pereira]

Atividade destaca a importância do artesanato, além da arte de se tornar um empreendedor dentro de casa, na comunidade onde vive

FOTO: Kerolyn Leigue/ Seas

Lindos enfeites natalinos para mesas, portas e paredes, foram alguns dos produtos produzidos, durante um curso de artesanato de enfeites natalinos, por um grupo de mulheres frequentadoras do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, na zona norte, que é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

Os cursos de Enfeites natalinos são ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e acontecem no Teonizia Lobo para mulheres que buscam uma nova profissão, que através do aprendizado ajudam na renda familiar, como é o caso da aposentada Sandra Machado, de 54 anos.

“O interessante desse curso é que, além de melhorar nossa autoestima, aprendemos a fazer combinação de cores, utilizamos produtos descartáveis como garrafas PET, de vinho, jornais, revistas e transformamos em lindos produtos, evitando com isso a proliferação de lixos e geramos renda extra para nossa sobrevivência”, disse.

O lixo reciclado também passou a fazer parte da vida de Rosilene da Silva Crisóstomo, 47, desempregada e que encontrou no curso a garantia de uma renda extra. “É a primeira vez que me dedico ao artesanato e estou adorando a recolher produtos recicláveis que encontro pela frente”, disse, ressaltando que já vendeu algumas peças feitas no curso, entre as quais, guirlanda, porta panetone, garrafas decoradas, entre outras.

Despertar ideias – A instrutora do Cetam, Amália Albuquerque Fonseca, disse que no curso as participantes aprendem um pouco de tudo: o que é artesanato e sua importância, o que é lixo reciclado e como se pode ganhar dinheiro com produtos descartáveis, além da arte de se tornar um empreendedor dentro de sua casa, na comunidade onde vivem. “Ajudamos as individuos e ainda cuidamos da natureza”, assinalou.

O curso de Mesa Posta, com 18 participantes, propiciou às alunas a fabricação de trilho de mesa, jogos americanos, porta-guardanapos, sousplat à base de madeira, entre outros.

Os cursos de enfeites natalinos foram realizados na primeira quinzena de dezembro e retornam apenas no ano que vem, com novas turmas.

Melhorar rentabilidade – Na cerimônia de entrega dos diplomas, na tarde de quinta-feira (16/12), o diretor do Teonízia Lobo, Hefrânio Maia, ressaltou que esse tipo de atividade é importante para as individuos da comunidade, onde existe uma gama de desempregados ou que vivem do subemprego.

“A gente percebe que ao se envolverem nos cursos, ao receberem o material de trabalho que lhes é concedido, essas individuos se sentem mais seguras; ficam com a autoestima elevada, além de se tornarem capazes de criar, produzir e gerar sua própria renda ou incrementar a da família”, sintetizou.

O CECF Teonízia Lobo faz parte das sete unidades de atendimento à população em situação de vulnerabilidade, mantidas pelo Governo do Amazonas, em Manaus.

Nas atividades realizadas no Teonízia Lobo, a Seas conta com a parceria do Cetam e Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Por , em 2021-12-17 19:59:01


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte agenciaamazonas.am.gov.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.