Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes – [Blog da Solange Pereira]

A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), inicia nesta quarta-feira (1º), mais uma rodada de oficinas gratuitas de artesanato e gastronomia, através do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista”, no Palácio da Cultura. As atividades acontecerão, também, na quinta-feira (02), sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h, para grupos de 10 individuos por aula. As inscrições podem ser feitas no formulário virtual (AQUI) ou presencialmente, na hora, de cada oficina.

As oficinas artesanais têm como objetivo o empoderamento artístico e o fortalecimento de vínculo entre os artesãos participantes do evento e a comunidade. O material necessário para as oficinas será por conta dos alunos, que receberão a lista específica de sua oficina no e-mail de confirmação de sua inscrição. Para dar acesso a mais individuos, cada interessado (a) deverá escolher, no máximo, duas oficinas para participar.

“A oferta das oficinas é uma contrapartida que os artesãos do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista” estão oferecendo a FCJOL, em troca da cessão do espaço do Palácio da Cultura. Graças ao nosso projeto, os participantes contam com um local amplo, confortável e seguro para divulgar suas criações e comercializá-las. A ação faz parte do programa “Culture, Campos – com horizonte!”, por meio do Eixo Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC)”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

EXPO-VISÃO – Reunindo cerca de 60 artesãos do municipio, a ação de valorização do artesanato acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 5 de dezembro. A partir do dia 6 de dezembro, os artesãos irão expor seus trabalhos das 9h às 20h, encerrando as atividades no dia 23 daquele mês. O projeto tem a curadoria da diretoria executiva das Artes e Culturas da FCJOL, através da professora, Salvadora Cruz, responsável habilidade por artesanato regional e cultura popular da FCJOL. Os artistas participantes estão cadastrados na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, equipamento administrado pela FCJOL.

EXPO-VISÃO – OFICINAS

1° DE DEZEMBRO

10h às 12h – Corte, Costura e Modelagem: camiseta de alcina roletè

Ministrante: Salvadora Cruz

Material: 1 folha de papel pardo, lápis b2, borracha, fita métrica, régua de costura (1m), tesoura, tecido livre (1m40cm), agulha e linha

10h às 12h – Pintura em tecido: toalha de lavabo

Ministrante: Neuza Artes

Material: 1 toalha de lavabo, pincel chato, tinta para tecido.

14h às 16h – Corte, Costura e Modelagem: camiseta de alcina roletè

Ministrante: Salvadora Cruz

Material: 1 folha de papel pardo, lápis b2, borracha, fita métrica, régua de costura (1m), tesoura, tecido livre (1m40cm), agulha e linha.

14h às 16h – Reciclagem: Mini Presépio

Ministrante: Rosemere Moreira

Material: 3 refis de pistola quente e a pistola

2 DE DEZEMBRO

10h às 12h – Arte com miçangas: Porta níquel

Ministrante: Thuane Reis

Material: Miçangas e linha nylon

10h às 12h – Crochê: Porta álcool

Ministrante: Célia Toledo

Material: Linha Anne e agulha de crochê n.º 2.5mm (necessário já ser iniciado no crochê)

14h às 16h – Arte com miçangas: Porta níquel

Ministrante: Thuane Reis

Material: Miçangas e linha nylon

14h às 16h – Barro: Petisqueira

Ministrante: Mariana Salles

Material: Barro e pote de plástico

Por , em 2021-11-30 17:42:14


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.campos.rj.gov.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário