Artesão xanxerense participa de Mostra Gastronômica e de Artesanato em Brasília – Notícias – [Blog da Solange Pereira]

O artesão xanxerense Francisco Canini, popularmente conhecido como Kito Canani, foi selecionado para participar da Mostra Gastronômica e de Artesanato no Senado Federal, que começa nesta quarta-feira (1º) no Espaço Ivandro Cunha, em Brasília. A exposição, organizada pelo Sebrae, tem como objetivo divulgar as obras e gastronomia dos catarinenses representantes da cultura do Estado.  Junto a Kito Canini, expõem outros grandes nomes do Artesanato como Doralice Horn, Tia Chica Rendeira, Tramatusa e Angela Zapotoczny.

O artesão, autodidata, teve parte de sua coleção “Vila Campina da Cascavel” selecionada para a exposição. A coleção foi desenvolvida através das oficinas criativas através do Programa Cidade Empreendedora, ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae.  A curadoria e instrução das oficinas foi feita por Silvia Baggio, designer e consultora do Sebrae.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“Nas oficinas oportunizadas pela Prefeitura de Xanxerê através do Sebrae/SC percebemos a grande potencialidade dos artesãos locais. A identidade cultural e a diversidade da produção de todos os artistas em breve serão apresentadas à comunidade”, destaca Silvia Baggio.

Kito Canani iniciou sua produção autoral no ano de 2008.  A concepção das peças parte do ofício que foi herdado do genitor, através do saber e fazer popular. Desde cedo, aprendeu na lida e coleta de materiais recicláveis e residuais a importância da transformação e do sentido da produção artesanal.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Xanxerê, Elisiane Silveira, ressalta que este é um momento ímpar para o Município, pois as oficinas contribuíram para que muitos artesãos xanxerenses se tornassem ícones do Artesanato Catarinense. “Muitos talentos foram descobertos nesta oficina, alguns artesãos já tinham um notório reconhecimento no municipio e outros foram vistos pela primeira vez. Sentimos orgulho de ter oferecido uma oportunidade a mais para esses grandes artistas e contribuir de alguma forma com o desenvolvimento profissional de cada um”.

Elisiane salienta que está sendo organizada uma mostra para apresentar as coleções dos 11 artesãos xanxerenses para o lançamento da ExpoFemi 2022.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!



Por , em 2021-11-30 13:11:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte tudosobrexanxere.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário