Torre de TV promove luau e show de jazz entre novas atrações para movimentar espaço no centro de Brasília | Distrito Federal – [Blog da Solange Pereira]

Com os custos divididos entre os comerciantes, a Feira da Torre de TV de Brasília tem uma programação especial neste fim de semana. Sexta-feira (24), tem luau no fim da tarde, ao som de jazz. Já no sábado (25) e no domingo (26), uma exposição de arte no Parque da Cidade promete “resgatar a cultura da Torre” (ver mais abaixo).

  • Lei reconhece Feira da Torre de TV como espaço de ‘relevante interesse cultural, social e econômico’

O projeto foi desenvolvido pelo Coletivo Cultura na Torre e é encabeçado por comerciantes que atuam no local há mais de 20 anos. O objetivo é amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 que fez o movimento nas tradicionais bancas despencar, segundo quem trabalha no local.

“Queremos mostrar a comida típica, o artesanato, o teatro e todas as formas de entretenimento nesse espaço único”, diz Rubens Aguilar, um dos organizadores do evento.

Primeiros anos da feira da Torre da TV em Brasília — Foto: Arquivo Público do DF

A banca na feira da Torre de TV é a principal fonte de renda de Rubens desde 1997. “O individuol vinha pra soltar pipa na Torre, tinha muita diversidade”, lembra ele.

Os artesãos ocupavam o espaço antes mesmo da inauguração da Torre de TV, em 1967, que atrai turistas por conta do mirante de 75 metros de altura. O lugar já foi conhecido como “feirinha hippie”, mas cresceu, se tornando um complexo com móveis, artesanato variado e comidas típicas.

Feira da Torre de TV, em Brasília, reúne mais de 500 bancas. — Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília.

Há 10 anos, as barraquinhas que ficavam ao redor da torre foram afastadas e ganharam um lugar específico na praça. Eventos realizados em volta do mirante, desde então, ajudavam a atrair a clientela. Mas tudo mudou com a pandemia, que restringiu as atrações.

“Muitos deixaram o ofício, temos muitos boxes fechados”, conta Rubens Aguilar.

Feira da Torre de TV em Brasília — Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília.

A exposição que acontece no fim de semana (veja detalhes mais abaixo) quer dar espaço para artistas que perderam a visibilidade na feira, no último ano. Junto às obras, o público poderá acessar um QR Code com as informações sobre cada autor.

Alguns dos trabalhos exibidos serão de Fábio Mendes, de 47 anos. Ele faz quadros em alto relevo, usando cobre e prata boliviana.

“A gente tem que ser artista duas vezes: pra fazer arte e pra sobreviver da arte”, diz Fábio.

Fábio Mendes, de 47 anos, faz quadros de alto relevo com prata e cobre e expõe na feira da Torre de TV, em Brasília — Foto: Arquivo individuol

O artista diz que contou com auxílio emergencial para garantir a renda desde o ano passado. Mas, com a redução dos valores neste ano, a aposta é na recuperação do movimento na torre. “A feira é o único lugar onde posso expor o meu trabalho”, diz ele.

“Aquela clientela que nós tínhamos, os turistas, embaixadores que gostavam de ir lá, de ver o nosso artesanato, esse individuol sumiu, ela [a feira] está esquecida”, lamenta o artista.

Torre de TV de Brasília; imagem de arquivo — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Noite de Luau na Torre de TV

  • Quando: sexta-feira (24)
  • Horário: das 17h às 21h
  • Ingresso: de graça
  • Classificação indicativa: livre

Além das bancas de artesanato e das comidas típicas, haverá espaço literário e show ao vivo da banda de jazz Brazilian Blues Band. A Fonte Luminosa vai funcionar em horário estendido, até 22h.

Casal observa fonte luminosa de Brasília, próxima à Torre de TV; imagem de arquivo — Foto: G1

Exposição de arte no Parque da Cidade

  • Quando: sábado (25) e domingo (26)
  • Horário: das 9h às 17h
  • Local: Estacionamento 13 – mesmo local do drive-thru da vacinação contra a Covid-19
  • Ingresso: de graça

Segundo os organizadores, a ideia é tanto incentivar a vacinação como promover o trabalho dos artistas. Nos demais dias, a Feira da Torre de TV funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.

Obras do artista plástico Alan Kardec serão expostas no Parque da Cidade. — Foto: Arquivo individuol

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Por , em 2021-09-23 08:00:53


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte g1.globo.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário