Programa Via Rápida Emprego conclui mais um curso em Santo André – [Blog da Solange Pereira]

 Alunos do curso de Corte e Costura completaram carga horária de 80 horas de aula, na carreta do programa que ficou estacionada no Paço Municipal

Santo André, 22 de setembro de 2021 – Esta quarta-feira (22) foi dia de comemoração para os alunos do curso de Corte e Costura do programa Via Rápida Emprego de Santo André. O grupo de 20 individuos completou a carga horária de 80 horas de aula realizadas na carreta do programa, que ficou instalada no Paço Municipal para a realização do curso.

O Via Rápida é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. A ação tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e de formação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego.

Para garantir a permanência dos alunos e a conclusão do curso, o Programa Via Rápida oferece ainda uma bolsa auxílio de R$ 210 para os estudantes que atenderem a critérios do programa como ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.

“Dá muita satisfação ver a carreta do Via Rápida Emprego aqui no Paço Municipal novamente, depois de todo tempo de restrições provocadas pela necessidade de combater a pandemia de coronavírus. Tivemos de dar uma parada nas atividades de qualificação profissional, mas felizmente agora estamos retornando confiantes com os cursos que levam conhecimento, geração de renda e dignidade para os munícipes”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

A possibilidade de gerar renda para complementar seus rendimentos como funcionária pública foi um dos motivos para Simone Oliveira Gonçalves Scatamturlo, de 50 anos, se inscrever no curso de Corte e Costura. O outro motivo foi uma vontade de aprender que traz há muito tempo, que nasceu ao ver a genitora e as irmãs costurando.

“A costura também é uma boa alternativa pra mim, que tenho uma doença rara, a Síndrome de Devic, que me tirou a sensibilidade do pescoço para baixo, inclusive eu tenho menos força na perna e portanto dificuldade de apertar o pedal da máquina de costura. Mas isso não me impediu de ir até o fim do curso”, contou. Após o curso. Simone, que já tem uma máquina de costura, pretende começar a fazer pequenos consertos para gerar renda extra.

Já o estudante de direito de 21 anos, Jonathan Mesquita, pretende começar a costurar suas próprias roupas depois do término do curso. Mas esse pode ser só o começo de uma carreira no ramo da moda. “Eu sempre gostei muito de moda e tenho uma queda por alfaiataria. Eu via algumas marcas, como a Gucci, e queria muito saber como era a criação disso, saber como que era o processo de criação e produção das peças. Então, quando eu soube do curso, decidi me inscrever”, contou.

Jonathan acrescenta que está muito satisfeito com o que aprendeu e acha que foi rápido. “Eu nunca tive contato com uma máquina, mas consegui aprender as habilidades básicas de costura e hoje consigo fazer algumas peças, até para começar a vender e conseguir uma renda. Quem sabe no futuro eu consigo abrir um negócio de costura”, confessou

“Agradeço ao Estado por mais essa parceria que trouxe mais uma vez a carreta da Via Rápida para Santo André. A municipio identificou durante a pandemia uma demanda elevada de individuos querendo fazer atividades relacionadas a Corte e Costura, muitas para trabalhar na confecção de máscaras. Além disso, nós temos um importante representante do segmento têxtil, que é a Rhodia Têxtil, e que faz parte do nosso programa de turismo industrial de inovação e do nosso Hub de inovação e que fornece suprimentos para várias empresas do segmento têxtil. A preparação e a qualifica…



Por , em 2021-09-23 00:00:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte defesa.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário