Portal Municípios – [Blog da Solange Pereira]

Da Redação Qui
, 23/09/2021 às 07:25



A Feira Artesanato da Bahia faz parada em Juazeiro nesta sexta (24) e sábado (25), das 14 às 21 horas, no Espaço Cultural da Casa do Artesão, encerrando seu itinerário, depois de passar por Aratuípe, Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista e Cachoeira. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) visa reunir o artesanato de cada região e incentivar a retomada econômica do setor.

Em Juazeiro, a feira vai reunir os trabalhos manuais criados por artesãos de oito Territórios de Identidade: Irecê, Sisal, Sertão do São Francisco, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Portal do Sertão, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru.

A diversidade cultural da região se traduz na produção artesanal decorativa e utilitária, a partir de matérias-primas como palmeira do licuri e do sisal, com forte atuação das mulheres. Dos produtos feitos com a habilidade dos trançados, destaque para as redes de dormir feitas pelos indígenas. Também é forte a produção de panelas de barro moldadas à mão e queimadas nos fornos de telhas. Já os bordados e rendas contrastam com a rustimunicipio do couro, presentes nas roupas dos vaqueiros.

A realização da Feira Artesanato da Bahia conta com as parcerias da Associação Fábrica Cultural, Sebrae Bahia, Sistema Faeb/Senar Bahia, Cesol Sertão do São Francisco e Casa do Artesão de Juazeiro, além do apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Porto Seguro, que seria o sétimo municipio visitado, teve a sua participação adiada para data ainda não definida.

 


Por , em 2021-09-23 07:25:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte atarde.uol.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário