Moradores de Belém aprendem novas técnicas de fotografia – [Blog da Solange Pereira]

O publicitário recém-formado Helison Ferreira, 28 anos, não pensou duas vezes para fazer a sua inscrição na oficina “Olhares”, focada na área da fotografia, realizada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), por meio da Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci. Ele viu na capacitação a oportunidade de adquirir mais conhecimento, para aperfeiçoar a profissão que acaba de abraçar. “Quero melhorar minha fotografia, aprender novas habilidades, que é o principal para a minha profissão”, comenta.

A oficina, iniciada nesta terça-feira, 23, e que segue até amanhã, 24, tem como ministrante o fotográfo Silas Nascimento, que se inspirou no projeto “Belém postal”, criado por ele no período inicial da pandemia da covid-19. Ele conta que produziu imagens de vários pontos turísticos dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. “Fiz registros de alguns pontos da municipio, para mostrar e valorizar o potencial turístico da municipio, como as nossas praias e ruas, para que as individuos valorizem e presevem esses locais”.

Além de ensinar habilidades fotográficas de composição e longa exposição, utilizadas na série “Belém Postal”, a capacitação visa também compartilhar ainda estratégias de manipulação de imagem. “Estamos trabalhando algumas habilidades fotográficas, como a composição áurea e regra dos terços. Estou exibindo como funciona o equipamento fotográfico e os tipos de lentes, tanto da máquina fotográfica como a lente do celular”, diz. 

Quem está cheia de expectativa é a costureira Engracia Navegantes, 63 anos. Entusiasmada em expandir seus conhecimentos, ela comenta que “gosto muito de fotografia e quero sair daqui adquirindo conhecimento das habilidades. Gosto de aprender e não tem idade para isso”.

A diretora da biblioteca, Gorete Figueiredo, explica que a oficina de fotografia “é para quem não tem conhecimento, mas tem a intenção de refazer a fotografia, ou seja, fazer uma releitura das imagens captadas. Estamos trabalhamos as questões que possam trazer a leitura de obras de artes, das imagens e da contação de história, que vem pela oralidade”.

 



Por , em 2021-09-23 14:51:28


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte redepara.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário