Inscrições abertas para palestra com Monja Coen no Festival Cultura Zen, apoiado pela Secult – [Blog da Solange Pereira]







22 de setembro de 2021 – 11:42


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Joanice Samgenitoro


Os inscritos participarão de uma sala especial online com a Monja Coen, na plataforma do zoom, e receberão um certificado de participação com a carga horária da palestra.

Inscreva-se clicando no link 

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, foi a primeira mulher e a primeira individuo de origem não japonesa a ocupar a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Em 2001, renunciou ao cargo de presidente do Conselho Diretivo do Templo Busshinji e abriu a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, que lidera até hoje.

Autora de dezenas de livros, a mestra propõe em suas preleções caminhos para o que chama de “cultivo da cultura de paz”, e é nesta abordagem que sua fala será direcionada aos inscritos que partilharão conosco de sua presença no Festival Cultura Zen.

O Festival traz em sua programação atividades de fomento à uma cultura de paz com aulas de Yoga, meditação com taças tibetanas, bate-papo sobre saúde e bem-estar, oficinas, apresentações artísticas e feirinha criativa de artesanato de 25 mulheres empreendedoras da “Associação Pecém Eu Te Amo”, além das participações de mestres da cultura popular e da cultura de paz, como a Monja Coen, a Mestra Pajé Raimunda Tapeba, a médica e cordelista Dra. Paola Torres, Euclicia Queiroz e Patricia Adjokè.

OBJETIVO 

Promover a cultura de paz e do bem viver, saúde, sustentabilidade e o protagonismo feminino, é com estes objetivos que  acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, a primeira edição do  Festival Cultura Zen.

O Festival aborda temáticas sobre cultura antirracista, desigualdade de gênero, viver zen, yoga, meditação e culturas que buscam na natureza uma vida mais harmoniosa, equilibrada, buscando assim trazer à tona a promoção de uma cultura de paz, saúde e bem-estar.

“Através da nossa programação promovemos o respeito com todas as formas de vida e de estar no globo, valorizando o relacionamento saudável do ser humano com a natureza e privilegiando os saberes das culturas tradicionais locais, a exemplo das indígenas e de pescadores.    Contamos com uma programação que privilegia a participação das mulheres. Acreditamos que assim estamos contribuindo para uma cultura de redução da desigualdade de gênero e fortalecendo a sua independência financeira e autoestima, afirma Júlia Barros, terapeuta ayurveda, professora de yoga, contadora de histórias e idealizadora  e coordenadora do Festival Cultura Zen.

O Festival traz em sua programação atividades de contação de histórias, bate-papo com autores, aulas de yoga, apresentações musicais, palestras, oficinas e feirinha criativa de artesanato de 25 mulheres da “Associação Pecém Eu Te Amo”, além das participações de mestres da cultura popular e da cultura de paz, como a Monja Coen, a Mestra Pajé Raimunda Tapeba e a médica e cordelista Dra. Paola Torres.

PALESTRA MAGNA COM MONJA COEN

Festival Cultura Zen recebe a Monja Coen com a palestra “O Zen na Construção de uma Cultura de Paz”, no dia 25 de setembro, às 19h, via Zoom. As inscrições e a participação são gratuitas. Inscrições no Sympla https://www.sympla.com.br/encontro-com-monja-coen-no-festival-cultura-zen__1347156. Os inscritos participarão de uma sala especial com a Monja Coen e receberão um certificado de participação com a carga horária da palestra.

 

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, foi a primeira mulher e a primeira individuo de origem não japonesa a ocupar a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Em 2001, renunciou ao cargo de presidente do Conselho Diretivo do Templo Busshinji e abriu a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, que lidera até hoje.

Autora de dezenas de livros, a mestra propõe em suas preleções caminhos para o que chama de “cultivo da cultura de paz”, e é nesta abordagem que sua fala será direcionada aos inscritos que partilharão de sua presença no Festival Cultura Zen.

Festival Cultura Zen tem a produção da Casa da Prosa, a parceria da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a realização do YOGAM com o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Ceará por meio do Edital XII Mecenas do Ceará e agradecimento à ENEL.

24 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA

Feirinha – das 17h às 20h, na Praça do Pecém.

Manhã

7h30 – Aula de Yoga para crianças com Dani Carvalho.

8h30 – Oficina “Prazer, eu sou o Chá” com Verônica Salgueiro.

9h30 – Roda de Saberes com a Mestra Pajé Raimunda Tapeba sobre “Ensinamentos acerca das ervas, rituais e costumes indígenas”.

10h  – Pintura indígena com Marcelo Tapeba.

11h – Doação de mudas medicinais realizado pelo Parque Estadual Botânico do Ceará.

 

Tarde

14h – Oficina de brinquedos reciclados para crianças com Monique Drumond Lage

15h – Ayurveda um estilo de vida conectado à natureza com a terapeuta Euclicia Queiroz.

16h – Aula de Yoga no Por do Sol com Euclicia Queiroz.

17h – Cantos e Encantos de Adjokè e as Histórias que Atravessaram o Mar com Patrícia Adjokè.

19h – Banho de Som – a Vibração do Ser com Raphael Bruno e Daniela Gurgel.

 

25 DE SETEMBRO, SÁBADO

Feirinha – das 17h às 20h, na Praça do Pecém.

Manhã

8h – Aula de Yoga com Cris Oliveira.

9h – Apresentação artística e lançamento do livro “ O menino que despertou” com a cordelista e médica Dra. Paola Torres.

10h – Oficina de Artes “Lixo é luxo” com Marineide Ribeiro

11h – Oficina de Saboaria artesanal com Edilene Alves

 

Tarde

13h30 –  Sessão terapêutica de Reiki, Ana Sueld e Dora Freitas.

15h – Oficina de artesanato com conchas e pedras do mar com a artesã Luiza de Marilac.

16h – Apresentação das Dramistas do Projeto Coco de Praia Pequena da Aldeia da Praia da Taíba e bate-papo com a D. Lúcia Lima.

17h – Roda de saberes com o Mestre Mirandinha e apresentação do Coco do Pecém.

19h – Palestra magna com a Monja Coen

20:30 – Encerramento.

Serviço 

Festival Cultura Zen

Dias 24 e 25 de setembro, na Praça do Pecém com as práticas, vivências, lives artísticas e palestras no instagram: @yogam.vidasaudavel

Palestra Magna – Monja Coen
Data: 25 de setembro

Horário: 19h

Via Plataforma do Zoom

Inscrições:https://www.sympla.com.br/encontro-com-monja-coen-no-festival-cultura-zen__1347156
Programação gratuita

 

Realização: Yogam

Produção: Casa da Prosa

Coordenação geral: Júlia Barros

Gestão do projeto: Almir Mota

Produção executiva: Julie Oliveira

Produção e técnico de som: Teddy Williams

Assessoria de comunicação: Joanice Samgenitoro

Arte e designer: Klebson Alberto – Focarte.

 



Por , em 2021-09-22 11:42:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.secult.ce.gov.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário