Iniciativa oferece oficina gratuita ‘Costura Criativa’ no YouTube – [Blog da Solange Pereira]

As aulas, que começam nesta quinta, conciliam moda, arte e fomento e estarão disponíveis online

Idealizado para capacitar gratuitamente mulheres para que, por meio da moda e da arte, possam empreender e despertar suas habilidade, o projeto Costura Criativa dá início nesta quinta a uma série de oficinas – desta vez, no YouTube da Arebeldia.

Criadora da Rede Costura Criativa, a artista look Juliana Porfírio conta que a ideia começou a ser desenhada a partir de um desejo que ela tinha de compartilhar os truques e os processos que aprendeu e utiliza ao longo de 20 anos trabalhando com criação de moda. “Paralelamente, a ONG Arebeldia que já promovia ciclos de oficina para crianças, percebeu uma demanda de mulheres da comunidade que queriam aprender a costurar para empreender, mas que precisavam conjugar esse desejo com o cuidado com os filhos e as tarefas de casa. Então, a ideia enfrentou forma a partir de um convite para fazer uma oficina na ONG – que é coordenada pela produtora cultural Danusa Carvalho,  minha parceira nesse projeto”.

A proposta, prossegue ela, é descomplicar os processos de desenvolvimento de produtos têxteis, “para que essas mulheres possam se envolver em todas as etapas do processo e, assim, realizarem os trabalhos criativamente”. O foco das aulas, continua a mentora, é ensinar recursos acessíveis – e de baixo custo -, como habilidades de customização com tingimento natural usando cascas de alimentos ou temperos. “Assim como o reaproveitamento e reparo de roupas usadas, estampas feita com carimbo de batata, a costura manual como alternativa para quem não tem máquina de costura, dentre outros ‘facilitadores'”.

Não bastasse, além de introduzir habilidades clássicas de costura, a iniciativa pretende colocar em cena todas as etapas do processo, que vão da criação à comercialização, passando pela confecção do produto. 

Serviço:

Costura Criativa: com Juliana Porfírio em parceria com a ONG Arebeldia

Quando: de 23/09 até 2/12. Todas as quintas-feiras, às 19h  uma aula nova

Onde: Canal do YouTube https://youtube.com/user/casulocultura

E-mail:  [email protected]

Gratuito

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.



Por , em 2021-09-22 18:08:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.otempo.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário