Decore com personalidade incorporando artesanato nos ambientes – Decoração – [Blog da Solange Pereira]

Artesanato é o produto do trabalho realizado por um artesão, utilizando ferramentas simples, em pequena escala e executando todas as etapas da produção: do projeto ao acabamento final da peça.

Diferentemente dos produtos industriais, a peça artesanal possui forte identidade por ter características únicas. Pinturas em cerâmica, madeira, vidro e metal, patchwork, biscuit e tecelagem são alguns exemplos de artesanatos. A arquiteta Nadine Voitille, especialista em projetos de interiores comerciais e residenciais separou algumas dicas sobre o uso de peças que dão originalidade e personalidade aos ambientes.









Como utilizar

Peças artesanais trazem personalidade à decoração. Podem ser utilizadas junto com outras peças de design, conferindo vida e estilo aos ambientes. Ao criar um contraste com outros elementos, como móveis revestidos com laca branca, criam efeitos interessantes e estimulam os sentidos. As cores e as texturas do artesanato quebram a rigidez de móveis retos, trazendo calor e aconchego para os ambientes.









Um produto sustentável

Valorizar o artesanato local é uma atitude sustentável: estimula o uso de materiais locais (como fibras naturais e barro), a reciclagem e o emprego de várias individuos (inclusão social e mais renda). “É um produto da cultura popular e diretamente ligado à sustentabilidade social, econômica e ambiental”, pontua.

Dicas para sua decoração

Mandalas – O ideal é criar composições utilizando dois ou três objetos. Podem ser fixadas na posição horizontal, vertical ou ainda “soltas” criando um volume diferenciado. Onde utilizar? Halls de entrada, salas de estar e jantar, cozinhas e escritórios.

Painéis e quadros – Se optar por um genitornel de tamanho grande e horizontal, deverá escolher apenas uma obra, pois será o ponto focal do ambiente. Se forem objetos menores, poderá criar composições formando uma figura maior a qual também será um ponto focal de interesse decorativo. Onde utilizar? Quartos (atrás da cama), salas de jantar (na parede principal da mesa de jantar ou na parede do aparador), salas de estar (atrás do sofá) e escritórios (em uma parede que tenha destaque, que seja vista a partir da porta de acesso).

Artesanato têxtil – Almofadas coloridas conferem aconchego e vida ao ambiente. Servem como apoio para a cabeça, para os pés e para as costas. Onde utilizar? Em salas de estar, salas de TV e quartos.

Artesanato em madeira – Potes servem para petiscos e gamelas (tigelas) podem ser utilizadas como fruteiras ou para servir.

Cerâmica – Pode ser decorativa ou utilitária. É um elemento delicado e charmoso. Remete ao passado e gera a sensação de conforto e bem-estar caseiro. (Fonte: Fórum da Construção/Clique Arquitetura)

Mais pratimunicipio no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!




Por , em 2021-08-30 06:00:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.jornalnh.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário