Universitários criam manual de tingimento com corantes produzidos pelos alimentos — Revista News – [Blog da Solange Pereira]

A ideia para o Manual de Tingimento Natural de Tecidos produzido pelos estudantes do curso de Moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA) surgiu a partir de dados do relatório “Fios da Moda”, primeiro que incluiu informações sobre sustentabilidade e impacto da indústria têxtil no Brasil. Lançado neste ano pela Modefica, o relatório aponta que 49,9% das individuos nunca ouviram falar sobre reciclagem de roupas no país, o que demonstra o enorme potencial desse mercado.

O projeto elaborado na disciplina Ateliê Têxtil, sob orientação da professora Lucília Ramos, ensina como reciclar roupas e transformá-las em peças de moda e, simultaneamente, conscientiza sobre desperdício de alimentos, tendo como base a economia circular de impacto socioambiental.

Disponível para download gratuito, o manual contempla 26 formulações para tingimento com uso dos alimentos, como café, hibisco, gelatina de amora, beterraba, entre outros. A cartilha traz ainda informações sobre todos os cuidados necessários com a peça de roupa após a coloração.

Para estudante Ana Carolina Estolano, que ajudou na criação do manual, o processo de tingimento natural faz com que as individuos vejam os elementos de casa com outros olhos e percebam que é possível estilizar uma peça antiga do armário com o uso do sumo de um vegetal da cozinha, por exemplo. “A coloração pode durar anos se bem cuidada e também é possível usar fixadores para aumentar a conservação”, ressalta a aluna.

O manual foi apresentado na Feira Maker da UVA, que aconteceu virtualmente este ano, como parte do projeto pedagógico da universidade que visa estimular os estudantes a criarem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Por , em 2021-08-18 20:33:01


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte revistanews.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário