Moda mineira investe no futuro | Especial Publicitário – FIEMG – Indústria com você – [Blog da Solange Pereira]

Imagina se tornar um profissional procurado pelo mercado de trabalho. Ou ter a sua própria marca e se tornar um estilista renomado. Para Sarah Almeida, ex-aluna do SENAI Horto, esses sonhos se tornaram realidade.

Para Sarah, o curso técnico do SENAI Horto foi determinante para a sua trajetória profissional. Em 2016, a então estudante, de 16 anos, estava cursando o Ensino Médio e procurou o SENAI para construir a base de sua carreira. “Lá eu pude aprender desde a modelagem, a costura, o desenho até a criação de uma coleção. Isso tudo foi primordial para o meu desenvolvimento”, pontua.

Logo quando se formou, em 2017, Sarah percebeu que alguns fatores do mercado nacional da moda precisavam ser aprimorados. “Algo que já me chamava a atenção era a relação da moda com a sustentabilidade”, diz. “Quando eu ia comprar uma calça jeans, com a consciência de que aquela peça usou de sete a 11 mil litros de água em seu processo produtivo, havia um incômodo. Foi então que comecei a mudar os meus hábitos de consumo individuois”, conta.

Quando Sarah Almeida foi para o mercado procurar empresas que se preocupassem com essa causa, teve um pouco de dificuldade. “Não achei uma marca que trabalhasse com uma peça que uso muito, que é o jeans, com uma solução sustentável”, revela.

“Comecei a estudar sobre a moda e a economia circular e formas de criar uma peça mais sustentável e que resolvesse problemas, ao invés de criar mais para o globo”, diz a estilista.

Foi aí que surgiu a Florent.

“Na Florent, trabalhamos com a habilidade de upcycling, que ressignifica uma peça que já existia transformando-a em outra. Somos inspirados pela Economia Circular, onde nada se perde e tudo se renova. Por isso, criamos um ciclo de produção sustentável que dá vida a cada peça da marca”, explica Sarah.

— Foto: Divulgação Florent

Desde então, a marca tem participado de grandes eventos, como o Minas Trend e o Brasil Eco Fashion Week, e tem se consolidado, cada vez mais, no mercado.

Foi então que, em 2020, Sarah apresentou o seu case no programa Shark Tank Brasil e conquistou duas sócias: Carol Paiffer e Camila Farani.

Carol Paiffer vestindo peça da coleção de alfaiataria sustentável, que será lançada em setembro — Foto: Divulgação

Hoje, a marca está escalando a produção para conseguir alcançar lojistas e expandir seu impacto positivo. “Todo esse processo e evolução hoje tem um nome: Florent, a empresa que criamos acreditando na esperança de um futuro melhor e carregando essa mensagem em peças com muito design”, finaliza.

O SENAI Horto oferece diversos cursos que atendem a cadeia produtiva dos setores de Vestuário e Acessórios. Os mais procurados são:

  • Curso Técnico em Modelagem do Vestuário: destinado a profissionais que querem trabalhar elaborando os moldes de peças de vestuário elaboradas, para que tenham bom caimento para o cliente final.
  • Curso Técnico em Vestuário: destinado a profissionais que desejam trabalhar com gestão de produção em fábricas de roupas.
  • Curso Técnico em Design Gráfico: para quem deseja se aperfeiçoar em criação gráfica para moda (padrões, ilustrações, estampas) ou para outras finalidades (editoriais, embalagens, publimunicipio, peças para mídias sociais etc.).
  • Qualificação Profissional em Corte e Costura Sob Medida: para individuos que queiram produzir suas próprias peças a partir de fundamentos de modelagem, corte e costura.
  • Qualificação Profissional em Costura Industrial: para quem quer dominar as habilidades de costura industrial.
  • Qualificação Profissional em Desenho de Moda: para quem quer se qualificar para apoiar processos de planejamento e de desenvolvimento de peças e coleções de vestuário.

Na unidade também são oferecidos cursos nas áreas de acessórios, joias e bijuterias, com destaque para o curso de Qualificação Profissional em Ourivesaria em que o aluno é apresentado às princigenitors habilidades de joalheria. Para saber mais, acesse o link.

A indústria da moda tá na formação de trabalhadores qualificados para o mercado.

Por , em 2021-08-16 18:32:05


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte g1.globo.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário