Carteiras nacionais do Artesão são entregues para profissionais de Piraí – [Blog da Solange Pereira]

PIRAÍ

Trinta e sete carteiras nacionais do Artesão foram entregues na segunda-feira, 16,  a artífices de Piraí pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual do Artesanato. Eles cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo Programa Nacional do Artesanato, do governo federal. O evento contou com a presença do secretário do estado Gustavo Tutuca. Ele destacou em ver a Casa de Cultura voltando a funcionar e dando dignidade aos cidadãos.

“É um prazer estar aqui. O turismo depende do artesanato e o artesanato depende do turismo. A política de artesanato precisa ser encarada como uma profissão. Os artesãos são profissionais. Muitas individuos entendem como simples hobby, mas o artesanato sustenta muitas famílias”, disse Gustavo Tutuca.

Uma das artesãs beneficiadas foi Irani Imaculada da Silva, 68 anos. “Cada dia a gente conquista uma coisa e, nessa pandemia, tudo é uma conquista. Esta carteira para mim é como se eu tivesse ganhado na loteria. É um prêmio de esforço particular. Estou muito emocionada”, contou. Graciele Soares Nascimento, faz peças artesanais de cerâmica e também usando a fibra da bananeira. Ela contou que a Carteira Nacional do Artesão tem uma importância muito grande para ela. “Eu morava com a minha genitora e ela faleceu e o artesanato é uma distração e uma fonte de renda. Eu estou há quatro anos fazendo artesanato e a emoção de estar aqui hoje é enorme, destacou.

Além do secretário do Estado de Turismo, o evento contou com a participação do prefeito Tutuca; do secretário Municipal de Cultura, Gebran Smera, do coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos; entre outras autoridades. A loja itinerante do artesanato também estava no local, expondo o trabalho dos profissionais.

Carteira Nacional do Artesão

Com a Carteira Nacional do Artesão, do Programa Nacional de Artesanato, do Governo Federal, os profissionais conseguem acesso a políticas públicas, como a microcrédito e descontos, além de poderem participar de feiras municigenitors, estaduais e federais. Além disso, são propostos cursos de capacitação para que os profissionais possam aprender novas habilidades e dessa forma expandir seus produtos e vendas, aumentando a renda.

O ArtCredRJ, programa inédito, foi viabilizado por meio de parceria entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, e disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses que possuem a Carteira Nacional do Artesão. O valor do crédito é de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses. O crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

Por , em 2021-08-16 19:55:16


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte avozdamunicipio.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário