Quero ser diferente – Feminino & Masculino – [Blog da Solange Pereira]

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Ztica (foto: lvaro Frguas/Divulgao)

Enxergar bem no mais o nico objetivo de quem usa culos. Alm de ser uma ferramenta para melhorar a viso, a pea tem ocupado a posio de acessrio. Ou seja, est a postos para compor o seu looke mostrar mais da sua personalidade. Ainda que no sejam maioria, ticas de Belo Horizonte oferecem cada vez mais modelos que fogem do convencional, com formatos inusitados e cores ousadas. Em tempos de home office, a busca por armaes diferentes se intensificou.

 

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Ztica (foto: lvaro Frguas/Divulgao)

 

 

Para a fundadora da Moon, Lara Lima, est clara a mudana de comportamento dos mineiros em relao aos culos. “Atualmente, as individuos que precisam usar culos no procuram s uma pea para atender a uma necessidade. Querem uma pea que converse com o design e que exponha a sua personalidade”, comenta a fotgrafa, que h 10 anos fabrica armaes para quem quer ser diferente.

Na pandemia, a escolha de culos com estilo aumentou. Trabalhando de casa, e sendo vistas apenas do ombro para cima, as individuos querem exibir no rosto uma armao que no seja to bsica.

 

Moon(foto: Marco T
Moon (foto: Marco Tlio Pinto/Divulgao)

 

 

Outra tendncia, impulsionada pelo home office, a busca por conforto. “Estamos surfando na onda das lentes com tecnologia blue. Mais do que nunca, as individuos esto na frente de computador, celular, televiso e este filtro bloqueia a luz azul que sai das telas. A longo prazo, voc fica com os olhos descansados e protegidos”, explica Lara. A Moon nunca vendeu tanta lente com tecnologia blue, que est mais acessvel, como no ltimo ano de pandemia.

 

Moon(foto: Marco T
Moon (foto: Marco Tlio Pinto/Divulgao)

 

 

Thiago Maia, scio da Ztica, que completou 35 anos, concorda que as individuos esto enxergando os culos cada vez mais como um acessrio que complementa o look, e no apenas um instrumento de viso. “Neste cenrio de pandemia, de muitas reunies on-line, as individuos tm investido mais nos culos, tanto no sentido esttico quanto pelo lado da sade look”, aponta o empresrio, que trabalha na tica h 19 anos e vem reforando a misso da marca de unir atendimento de qualidade e peas de design.

 

“Identificamos o produto que fica esteticamente harmnico e tecnicamente mais adequado s necessidades do cliente”, resume Thiago Maia, da Ztica (foto: lvaro Frguas/Divulgao)

 

 

A histria da famlia Maia no ramo comeou pelo genitor, Jos Antnio, fundador da ptica Metrpole, na Rua da Bahia. “H 40 anos, quando ele abriu as portas, o propsito era fazer diferente e apresentar aos clientes algo que fugisse do lugar comum.”

 

Lara Lima, da Moon, aposta em modelos retangulares e com lentes coloridas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Lara Lima, da Moon, aposta em modelos retangulares e com lentes coloridas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 

 

No momento de expanso para a Savassi, onde hoje tem duas lojas (Avenida Cristvo Colombo e Shopping 5ª Avenida), a deciso foi usar outro nome. Forte e marcante, Ztica transmitia a vocao da nova tica de ser diferente, ousada e longe do convencional. Nesta mesma poca, surgiu a marca prpria, Capolavoro, que chegou com a proposta de oferecer aos clientes produtos com design diferenciado, que no eram fceis de encontrar no mercado de BH.

 

Fora a linha Capolavoro, fabricada no Rio de Janeiro, todos os outros produtos so importados. Segundo Thiago, os atelis europeus esto bem na frente dos brasileiros em termos de qualidade e design, por isso eles trabalham com marcas alems, belgas, francesas, italianas, entre outras, que conhecem em feiras internacionais. “O diferencial destes atelis que so tcnicos pticos que confeccionam os culos. Alm da questo esttica, eles tm compromisso com a parte tcnica”, justifica.

 

nisso que a famlia Maia acredita. No adianta s pensar na beleza das peas. Alm de vender produto bonitos e diferentes, a tica se preocupa com o atendimento, que uma consultoria, para que o cliente consiga fazer a melhor escolha. Soma-se o apuro tcnico na confeco dos culos, afinal, o objetivo enxergar bem. “Identificamos o produto que fica esteticamente harmnico e tecnicamente mais adequado s necessidades do cliente. Essa a base do nosso negcio”, resume.

Thiago defende que os atendimentos devem ser individuais. “O nosso rosto tem inmeras variaes, tom de pele, sobrancelha, formato, fora personalidade e expectativa de uso dos culos.”

 

Mesmo pela internet, a orientao no fazer venda por impulso. O atendimento passa tambm pela consultoria. O vendedor pede para o cliente mandar fotos, avalia o formato do rosto, conversa (at por chamada de vdeo) para entender os desejos e analisa se a armao escolhida atende as especificaes tcnicas da receita. O site e as redes sociais, inclusive, so mais para mostrar o conceito da marca. No tem aquela venda de clicou no carrinho e comprou. Se tiver que ser assim, Thiago prefere no vender.

 

A tica trabalha com poucos fabricantes de lentes. “No basta fazer um bom atendimento se a confeco da lente no seguir os nossos critrios. Parceria tem que ser igual amizade: voc tem poucos amigos, mas so aqueles em quem pode confiar.”

 

A famlia no abre mo de ter um laboratrio prprio de montagem dos culos, etapa do processo que costuma ser o “calcanhar de aquiles” do ramo ptico. Thiago diz, que para manter ndices elevados de satisfao dos clientes, no tem outro jeito. No terceirizar significa ter controle do incio ao fim e garantir que os culos tero as medidas tcnicas respeitadas. No caso de clientes de lentes multifocais, por exemplo, se a centralizao no bem feita, a adaptao fica mais difcil.

 

Quem desenha os modelos da Capolavoro so o genitor e os dois filhos. Segundo Thiago, as inspiraes se baseiam no conhecimento emprico de quem est h muitos anos no ramo e acompanha de perto os atendimentos para entender o que o consumidor quer. “Temos que acompanhar a exigncia crescente dos nossos clientes para permanecer na vanguarda, prezando por produtos que surpreendam, fujam do lugar comum, sejam atemporais e de conceito, e no de moda. Alm disso, que sigam sempre critrios tcnicos, que vistam bem o rosto e se encaixem bem no nariz.”

O trio tambm segue o feeling na hora de escolher os produtos europeus. A busca sempre por modelos diferentes, que marcam o rosto e a personalidade de quem usa, mas sem excesso de detalhes, para que no fiquem over.

 

Normalmente, os culos da Ztica exibem formas inusitadas. Uma pea de um ateli alemo, por exemplo, que virou o modelo mais icnico da loja, tem uma lente redonda e outra quadrada. “Colocamos esta pea na vitrine h uns oito anos, sabendo que era superinusitada, e vendemos no primeiro dia. A um cliente viu com o outro, individuos de outros estados comearam a nos ligar e os culos viraram marca registrada de vrios clientes”, comenta.

 

O diferente tambm pode estar nas cores e nas combinaes inesperadas, como laranja com cinza e azul-marinho com vermelho. Outra caracterstica marcante das peas a mistura de materiais, incluindo translcidos com opacos, foscos com brilhosos, titnio com acetato. A marca costuma vender dois exemplares de cada culos, um em cada loja. Acabou, partem para outro.

NOVIDADE Os lanamentos no seguem tendncias nem calendrios. A medida em que vem uma inspirao ou peas de fora chegam, as lojas recebem reposio. Sempre tem novidade, mesmo que os modelos sejam atemporais. “H sempre espao para novas combinaes, surgem materiais diferentes, ento sempre tem como surpreender.” A pea mais recente vem de um ateli francs face e inspirada nos pixels. De acetato mais grosso, tem ngulos quadrados nas bordas, o que cria um efeito interessante.

 

Em geral, a marca atrai individuos em busca de uma pitada diferente nos culos, cada um na sua medida. A consultoria serve para entender justamente o quo diferente o cliente quer, extremamente ousado (como quadrado e redondo) ou clssico com um sopro de criatividade.

 

A maior parte dos clientes esto acima dos 40 anos, se sentem seguros de usar algo que foge de tendncias e enxergam valor em investir em um bom culos. Eles se dividem entre 65% de mulheres e 35% de homens. Thiago observa que o pblico masculino ainda um pouco resistente a peas de design, mas isso tem mudado. Muitos procuram a tica porque querem mudar e saem daqueles culos tradicionais, chamados de flutuantes, que tem o objetivo de “sumir” no rosto.

 

Feliz por ver a marca chegar aos 35 anos, com amor pelo que faz, Thiago anuncia o projeto, para o ano que vem, de abrir uma maison para reforar mais ainda o seu conceito, focando em experincia. A famlia entende que a compra dos culos envolve arquitetura inspiradora (o imvel onde fica a ptica Metrpole foi o primeiro da Rua da Bahia a ser restaurado), obras de arte (as lojas exibem peas de design nacional, como quadro de Humberto Hermeto e mvel de Paulo Alves) e at um caf.

 

“Esta casa vai respirar design, conceito e compromisso com o cliente. A inteno que o nome Ztica seja referncia em atendimento impecvel, produto diferenciado e qualidade. Queremos marcar o nosso espao na municipio”, avisa. Dessa forma, eles querem oferecer uma nova experincia a clientes que esto habituados a lojas de shopping e ainda no conhecem outros formatos.

A Moon comeou como uma curadoria de culos importados. Lara Lima viajava e trazia para vender em BH os modelos mais diferentes. Naquela poca, armao redonda e lentes coloridas eram extremamente exticas e quem tinha vontade de ousar no encontrava opes.

 

At que Lara decidiu investir em design autoral e virou uma das poucas fabricantes de culos da municipio. “Queria seguir um caminho mais independente, apesar de mais caro, o que no conseguia fazendo curadoria. Achava melhor trabalhar com design prprio e ter liberdade de escolher as cores e os modelos”, destaca. Hoje a marca tem uma rede de quatro fbricas parceiras no Brasil, cada uma voltada para um tipo de material e demanda.

 

A fotgrafa est sempre de olho em tendncias, ao mesmo tempo em que reedita peas lanadas h quase 10 anos. A estampa tartaruga um clssico, mas a marca, a cada temporada, apresenta novas cores. Os culos de acetato so pintados a mo, o que permite ousar na criatividade. No momento, a novidade so tons chamados de pastel eletric, por no serem to desbotados, incluindo laranja e verde. As lentes coloridas tambm esto em alta.

 

Sobre shapes, os arredondados so imbatveis na preferncia dos clientes da Moon. Lara acredita que, ainda hoje, eles so considerados diferentes. A marca agora est apostando em modelos retangulares. O importante fugir do bsico, e com estilo.

 

“Por muito tempo, as individuos usaram culos de metal bem minimalistas, querendo esconder, mas agora no. Aceitam uma armao mais grossa, com a inteno de mostrar que usam culos, inclusive sem grau”, comenta. Lara tem ousado ainda mais ao deixar mostra as agulhas, estruturas que mantm as hastes mais firmes e normalmente ficam escondidas. Cobertas por acetatos com transparncia, elas aparecem e at ganham texturas, virando um detalhe charmoso da pea.

Depois de inaugurar uma loja de rua em So Paulo, Lara pretende repetir o modelo em BH, onde s tem loja em espaos fechados (Grande Hotel Ronaldo Fraga e Mercado Novo). A inteno ficar ainda mais perto do pblico. O novo ponto de venda, provavelmente, ser na Savassi.

Por , em 2021-08-15 04:00:00


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