Quilombo Lunga e Bureau de Comunicação promovem Festa do Meado de Agosto – [Blog da Solange Pereira]

Quilombo Lunga e Bureau de Comunicação promovem Festa do Meado de Agosto

O Quilombo Lunga, território quilombola localizado no municipio de Taquarana, no Agreste de Alagoas, convida a sociedade civil e as comunidades vizinhas para participar da 2ª edição da Festa do Meado de Agosto em pandemia. O evento será realizado de forma presencial e on-line e começa neste domingo (15) com um ritual Afro Brasileiro, às 6h, com o Pai Tonho de Ogum apenas para a comunidade do território. (confira a programação completa ao final do texto).

Este ano, a festa conta com recursos do prêmio de Projetos e Práticas culturais Alagoanas, da Lei Aldir Blanc, um auxílio financeiro emergencial para o setor cultural durante a pandemia de Covid.

O evento vai contar com oficinas de capoeira e dança afro, seguindo todos os protocolos sanitários para evitar contágios da Covid-19. Lives e webinários com representantes do Quilombo Lunga e integrantes de movimentos sociais também serão realizados com o apoio do Bureau de Comunicação Comunitária, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd-Ufal).

A Festa do Meado de Agosto acontece há mais de 200 anos presencialmente em homenagem às tradições quilombolas em Alagoas e à Mestra Firmina Mercê de Jesus, a quilombola mais velha do território Lunga, que já faleceu. Porém, por causa da pandemia, a festa será realizada de forma híbrida.

“Estou feliz e ao mesmo tempo triste porque não poderemos estar todos juntos para celebrar a nossa fé. Mas a distância também é próxima para o bem de todo globo. Essa data é muito valiosa, nos traz fortalecimento, nos traz fé, sabedoria e inteligência. Além disso, conhecimento e tradição, para que possamos passar de geração a geração”, diz a representante do território Lunga e bisneta de Mestra Firmina, Antônia do Espírito Santo.

As lives vão acontecer do dia 16 ao dia 21 de agosto nos Instagrams @bureaucomunitario e @quilombolunga. Já os webinários serão transmitidos do dia 21 ao dia 24 do mesmo mês no canal da Prograd Ufal, no YouTube. Entre os convidados estão a educadora e capoeirista Sirlene Gomes, o professor de capoeira Gilvânio de Araújo, conhecido como professor Bico de Fulô; a quilombola Antônia do Espírito Santo, e o palestrante da Rede CenAfro, Jonathan Silva. Serão discutidos assuntos como as mulheres do Quilombo, direitos humanos na pandemia, artesanato e tradição, cultura alimentar e ancestralidade, entre outros.

Colheita sagrada no meado de agosto

A bisneta da Mestra Firmina, a agricultora Antônia do Espírito Santo, conhecida como Tonha, conta que a festa é simbólica porque comemora a colheita dos trabalhadores da região depois de meses esperando o plantio florescer. Segundo ela, essa comemoração significa que eles estão colhendo a vitória por ter o alimento que sustenta centenas de individuos da localidade.

“Falar do Meado de Agosto me faz lembrar uma lembrança muito boa, da minha bisavó Mestra Firmina. Ela convidava todos para celebrar a colheita: a gente aprontava durante o mês de maio para no meado de agosto está colhendo para comemorar a vitória, a glória que Deus nos dá para podermos nos alimentar durante o ano. Nos unimos um ao outro para poder nos ajudar e celebrar esse momento que é tão especial para essa comunidade”, diz Tonha.

Com um tom de ministração e como quem atualiza a memória em poucos minutos de fala, Tonha relata que há uma equipe de 14 mulheres trabalhadoras que produzem polpas de frutas como acerola, umbu, maracujá e goiaba, e que é através da colheita do fruto ainda bruto que ganham o sustento para as famílias. Quando fala em umbu, Tonha lembra que com 6 anos de idade já ajudava a genitora a colher o fruto de um umbuzeiro que, para ela, é sagrado.

Foto: Divulgação

“Quantas vezes a minha genitora acordou para colher o fruto para fazer a tal umbuzada para poder nos alimentar para ir para roça e chegar da roça e ir para escola. Minha genitora sempre chegava cedo e me chamava que era pra eu poder ajudar a ralar o milho e fazer o pão de milho, para que as individuos que viessem de tão longe pudessem se alimentar. Junto com o suco do Umbú. Estamos aqui com o umbuzeiro sagrado, que é da onde estamos tirando o sustento da comunidade”.

Confira abaixo a programação completa

Festa do Meado 2021

Interna, somente para comunidade – presencial

15/08
6h – Ritual Afro Brasileiro – Catiço Palácio de Ogum, com o Pai Tonho de Ogum

12h
Novena, terço e procissão

15h
Oficina Capoeira Arte Brasil de Daaças Afro Brasileiras, com o Professor Bico de Fulô (fechada para alunos dos Quilombo)

Atividades on-line
LIVES

16/08
14h
“Artesanato em Retalhos Quilombolas”, com Mestra Cistina

17/08
14h
“Cultura Alimentar e Ancestralidade do Umbu”, com Mestra Tonha do Espírito Santo

18/08
14h
“Capoeira Dança e a Festa do Meado Capoeira Arte Brasil”, com Bico de Fulô

19/08
14h
“Artesanato em Madeira e Brinquedos Quilombolas”, com Mestre Capote e Bico de Fulô

20/08
14h
“O Palácio de Ogum e a Festa do Meado”, com Pai Tonho de Ogum

21/08
19h
“Afroempreendedorismo e comunidades Tradicionais”, com Jonathan Silva (Rede CenAfro), Bico de Fulô e Keka Rabelo

25/08
14h
“Quilombolas e direitos humanos”, com Jeferson Santos (ineg), Manuel Oliveira (Ganga Zumba), Genilda Quilombo Carrasco (Dandaras)

26/08
14h
“Êxodo Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Festa do Meado de Agosto e a rua Sol Nascente”, com Rogério Dyaz e Antônio Severino

WEBINÁRIOS

21/08
“Mulheres dos Quilombos e Direitos Humanos”
Mediação:
Antonia do Espirito Santo – Quilombo Lunga
Genilda – Quilombo Carrasco Arapiraca – Dandaras
Maria José Secretária dos Direitos Humanos (SEMUDH)
Lenilda Luna e Sandra Sena – Marcha Mundial dasMulheres
Debora Nunes – MST
Berenita – Ganga Zumba
Elida Miranda – Partido dos Trabalhadores

22/08
“Atuação da Capoeira na Festa do Meado” ´
Mediação – Bico Fulô Capoeira Arte Brasil
Professor Cocão – AFCAL – Capoeira Água de beber
ContraMestre Lagoa – Capoeira Nação Alagoas
Denis Angola – Capoeira Lua São Jorge
Mestre Índio – Capoeira Tapurumã
Sirlene Gomes – Águia Negra

23/08
“Hip-hop territórios e direitos humanos”
Geysson Santos – Ineg e Cia Hip-hop
Alyne Sakura – Blog da Sakura
Jani li –
Diego Verdino – NoizqueFais
Di ferrari – Pdi
Tuiba
Júnior Brow

24/08
“Quilombo lunga festa do meado e todas as artes”

Alyne Sakura
Eduardo Pau e lata
Coletivo Heteaçã
Rogério Dyaz – Quintal cultural
Sirlene Gomes
Toni Edson
Vitória Paixão – Quilombo Serra Verde
Rackel Vieira – Cia Insanos de Teatro
Udson Pinheiro
Rosana Dias



Por , em 2021-08-14 21:10:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte tribunahoje.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário