Um drive-thru foi montado para recolher materiais recicláveis, em Goiânia. Os moradores podem levar latinhas de cerveja, sacolas plásticas, embalagens de leite longa vida, caixas de papelão, pneus velhos, entre outros.
O projeto teve início neste sábado (14), Dia Nacional do Lixo Zero e vai funcionar aos sábados até o dia 18 de setembro na Praça Universitária, em frente ao Museu Antropológico do setor Leste Universitário. A individuo que levar o lixo ainda pode receber uma muda de árvore em troca.
Assim que soube da campanha, o empresário Jaime Viana Oliveira Junior foi ao drive para levar óleo de fritura, papelão e pneus. Ele reconhece a importância da reciclagem para o meio ambiente.
“Eu busco mudar o globo dentro da minha própria casa. Eu faço a minha parte e cobro do individuol da minha para fazer a parte dele também. Espero que assim a gente chegue em um globo melhor”, disse o empresário.
Empresário Jaime Viana Oliveira Junior leva pneus velhos para drive que recebe materiais recicláveis, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Quem tem lâmpadas fluorescentes e incandescentes também pode leva-las e trocá-las em lâmpadas de led, que são mais econômicas. A consultora empresarial Márcia Maria Rocha não perdeu tempo e trocou logo três iluminarias.
“Além de contribuir positivamente com o meio ambiente. Eu também contribuo comigo mesma porque eu consigo reduzir o valor da minha energia”, disse.
A coordenadora do Projeto Lixo Zero em Goiás, Raquel Pires Sales disse que a ideia da iniciativa é que as individuos repensem no atos.
“Antes de tratar e separar e encaminhar corretamente, a ideia é que turepense seus hábitos e a forma que tuconsome. Lembrando que o planeta é só e não existe jogar fora. Colocou na porta da sua casa, o lixo não vai sumir”, disse a coordenadora.
Até bitucas de cigarro são aceitas no drive. O material será encaminhado para uma empresa no interior de São Paulo e transformado em papel para artesanato.
Bitucas de cigarro entregues em ponto de coleta de lixo reciclável em Goiânia serão transformadas em papeis para artesanato — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Veja materiais recolhidos
- Recicláveis: plástico, papel, metal e vidro;
- Eletrônicos: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, fios, modem, eletrodomésticos, etc;
- Instrumentos de escrita: lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro;
- Esponjas de limpeza doméstica: deve estar seca;
- Bitucas de cigarro: serão encaminhadas para a primeira usina de reciclagem de bitucas de cigarro do globo, que é brasileira com tecnologia patenteada pela Universidade de Brasília (UNB), onde se transformarão em papel para artesanato e o líquido resultante em carrapaticida para cachorros;
- Óleo usado: será recolhido pelo programa “olho no óleo”, da Saneago e utilizado como matéria-prima na produção de biodiesel;
- Lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de led: é preciso levar a conta de energia e um documento com foto para a troca.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Por , em 2021-08-14 20:50:15
Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte g1.globo.com
Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.