FGTAS divulga lista prévia de artesãos selecionados para a Expoargs – [Blog da Solange Pereira]

14/08/2021
Comunicação Social | Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Foto: Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), divulgou na quarta-feira, dia 11 de agosto, a lista prévia de artesãos selecionados para a 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs).

Ao todo, 109 artesãos irão expor seus produtos em 80 estantes. As listas de selecionados e de espera e o mapa do evento estão disponíveis no site:  https://www.fgtas.rs.gov.br/expoargs-2021.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do
Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá
notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em
contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de
solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Os artesãos foram selecionados conforme os seguintes critérios de avaliação: porcentagem de trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da habilidade, estética, produto final, personalidade no estilo e critérios no desenho; além da diversidade e da representatividade dos produtos e matérias primas a serem expostos, de acordo com as características da feira e do público consumidor.

A lista final de selecionados será divulgada no dia 18 de agosto. Mais informações sobre a Expoargs podem ser obtidas através do telefone: (51) 3226-3055. A Expoargs ocorrerá, simultaneamente à Expointer, de 4 a 12 de setembro, das 8h às 20h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No evento, será disponibilizado álcool gel e será obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento social.

Histórico da Expoargs

Em 2020, a maior feira de artesanato gaúcho foi cancelada e realizada apenas virtualmente, devido à pandemia. A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS contou com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens, além de atividades de capacitação e de orientação.

Já a última edição presencial do evento ocorreu em 2019. Na ocasião, a 36ª Expoargs contabilizou a venda de 37.333 produtos, que somaram R$ 1.385.000. Ao todo, 184 artesãos de 52 municipios comercializaram seus produtos no evento.

A Expoargs é promovida anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O Programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como individuo física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

Por , em 2021-08-13 12:22:30


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte www.portaldecamaqua.com.br



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário