Iteral realiza intermediação de conflito agrário em Porto Calvo – [Blog da Solange Pereira]

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) foi o intermediador no conflito agrário existente entre a Usina Santa Maria e agricultores familiares do acampamento Bom Retiro no municipio de Porto Calvo. Nessa terça-feira, 10 de agosto, na sede do Órgão de Terras em Maceió, o diretor presidente Jaime Silva convocou uma reunião para auxiliar num entendimento entre as partes envolvidas com o intuito de garantir a paz no campo e o desenvolvimento rural na região.

De acordo com as lideranças, cerca de 130 famílias estão acampadas na Fazenda Bom Retiro pertencente à Usina e estão plantando banana, macaxeira, batata doce, maracujá, verduras e também fazem artesanato de esteira com a fibra piripiri. Porém, alegam que estão sendo intimidados por funcionários e tiveram 5.000 bananeiras destruídas.

O grupo empresarial está disposto a negociar e ceder uma área para os camponeses plantarem, enquanto a situação jurídica não é concluída. Para isso, a equipe habilidade do Órgão de Terras irá a campo para fazer a avaliação e demarcação da área indicada; além do cadastramento das famílias com o intuito de evitar novas ocupações.

Em nenhum momento tivemos a incisividade de oprimir o movimento. A usina está disposta a negociar e de destinar a várzea de maior volume em uma área contínua, porque é mais fácil para o gerenciamento e o monitoramento”, defendeu o gestor da Usina, Leonardo Oiticica.

O diretor presidente Jaime Silva prezou pelo diálogo para que a tensão no local não seja agravada, assim como, não prejudique o plantio, arrendamento e moagem da cana de açúcar. “Eu fico muito satisfeito porque vi uma boa vontade dos empresários e os agricultores demonstraram em entrar num consenso. Essa semana, o Iteral voltará a campo com a equipe acompanhada de representantes da Usina e dos agricultores para identificar a área e definir as coordenadas onde as famílias poderão continuar trabalhando”.

Também estiveram presentes na reunião: Luiz de França, presidente da Associação dos Agricultores de Bom Retiro; Marcos Antônio, o Marrom, liderança da Frente Nacional de Lutas (FNL); Juvenal Veiga, secretário de agricultura do municipio; Silvanio Xavier, presidente do Sindicato Municipal dos Agricultores Familiares; e a advogada Fabiana Santiago.



Por , em 2021-08-11 11:12:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte tribunahoje.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário