Ateliê de macramê vira e-commerce especializado em soluções para artesãos – [Blog da Solange Pereira]

Ana Paula Nascimento, da Semeia Macramê, em meio aos cordões coloridos do e-commerce. (Foto: divulgação)

O ano de 2020 ficou marcado por momentos difíceis, mas também por grandes transformações para muitas individuos.  A artesã e empresária Ana Paula Nascimento que o diga. Moradora de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, ela viu no auge da quarentena provocada pela pandemia a oportunidade de vender cordas e acessórios de macramê pela sua página Semeia Macramê no Instagram. O negócio deu tão certo que já iniciou em 2021 com uma loja virtual.

“Antes da pandemia, minha página servia para postar as peças que fazia e para promover as aulas de macramê presenciais que ministrava.  Quando chegou a Covid-19, vi meu principal trabalho como representante do setor têxtil paralisar totalmente. Decidi, então, postar minhas cordas para mostrar às minhas clientes a diversidade de cores que eu tinha para fazer trabalhos. Só que o efeito foi outro: as seguidoras perguntaram o valor dos cordões coloridos para comprar”, conta Ana Paula.

Empreendedora, a empresária não pensou duas vezes em vender suas próprias cordas com ajuda do seu marido. E um novo business começou a crescer e a tomar forma a partir daquele momento. “O volume de pedidos aumentou tanto, que o lançamento de um e-commerce especializado em macramê foi um caminho natural”, acrescenta Ana. 

Inovação no mercado de macramê

Atualmente, com 15 mil seguidores no Instagram, a Semeia Macramê é conhecida pela diversidade de cores, o que é também uma marca do trabalho de Ana Paula como artesã. A empresa trouxe ainda várias inovações para o seu mercado.  O primeiro deles foi o Kit DIY (Do It Yourself em inglês, ou Faça Você Mesmo) – para quem está iniciando no macramê, que vem com as cordas cortadas nas medidas certas para elaboração da peça junto com um passo a passo do produto.

Percebendo a necessidade das artesãs, ela desenvolveu também produtos exclusivos para arte dos nós.  Um deles foi o molde em MDF, exclusivos da marca, que ajuda as macrameiras na hora de fazer as folhas e penas.  

O que é macramê?

O macramê é um tipo de tecelagem manual milenar feito com fibras naturais como algodão, cânhamo, sisal, linhas ou lãs. Surgiu na pré-história com a necessidade de se agasalhar e armazenar alimentos, dando origem ao macramê, crochê e tricô.  A habilidade foi desenvolvida por marinheiros, que criavam novos tipos de nós em suas longas viagem e faziam bolsas, cachecóis, cintos e xales. Desde a década de 1970, a habilidade vem sendo resgatada tanto na moda como na decoração de interiores, ganhando ares cada vez mais contemporâneos.

Para essa e outras histórias, siga meu Instagram @marketingeoutrashistorias

Renata Granchi

Renata Granchi é jornalista, publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV e TV Escola. Escreveu dois livros didáticos e atualmente presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade, como o canal de TV Like, Dom Produções Criativas, Audima, entre outras.



Por , em 2021-07-22 20:00:00


Todos os direitos reservados do texto e imagens para Fonte diariodorio.com



Clique aqui e ver mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora tuganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.