Projeto abre inscrições para oficinas de costura e artes visuais – [Blog da Solange Pereira]

A indústria têxtil é uma das maiores poluidoras do planeta no que diz respeito ao uso das commodities ambientais (recurso natural disponível em um determinado país com o qual se produz bem de consumo). Com o advento dos recursos da Lei Aldir Blanc, no município de Canoas, que visa suprir as demandas da classe artística de maneira urgente, e diante dessas problemáticas, surgiu o projeto Catar e Carnavalizar, que visa proporcionar à população, vivências através de oficinas de costura e artes visuais, além de uma imersão em performance-arte. As inscrições estão abertas e irão até o dia 19 deste mês.

O projeto consiste em relacionar reciclagem, costura, artes visuais e teatro em um único espaço. De maneira remota serão ministradas oficinas de Ecologia e Artes Visuais para cinco profissionais de costura que serão selecionados, mediante inscrição, através de formulário online. Além disso, haverá uma imersão em performance-arte com cinco artistas e performers que serão selecionados do mesmo modo. Os performers selecionados deverão apresentar ao final do projeto uma performance com os figurinos confeccionados pelos profissionais de costura com materiais recicláveis recolhidos pelos profissionais de costura durante as oficinas.

Num primeiro momento, os profissionais de costura selecionados irão receber de forma gratuita um Kit de costura em suas casas, contendo materiais como base de corte, cortador de tecido, alicate de pressão para botões, tesouras, linhas, agulhas para máquina e costura manual, por exemplo. Esses profissionais, além do Kit de costura, deverão recolher materiais recicláveis que sirvam para a confecção de figurinos. Além disso, todos irão receber orientações sobre técnicas de molde, corte e costura. A oficina será baseada em conceitos de acordo com os materiais e tecidos que serão utilizados nas oficinas, para que haja o entendimento do tempo e custo de cada item.

As oficinas terão duração de oito dias, totalizando 16 horas de trabalho. As aulas acontecerão entre os dias 22 de fevereiro a 4 de março, de segunda à quinta, das 19h30 às 21h30. No dia 14/03, das 18h às 20h.

Os interessados em participar do projeto Catar e Carnavalizar devem realizar as inscrições gratuitas através do formulário online disponível do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGa3gf5gaHRG7-CgotRFLVNf_KUC1PedCB4VGiQLpBIwJaTw/viewform . Todos os participantes devem residir em Canoas e possuir internet. Os profissionais de costura interessados em participar necessitam trabalhar ou ter por hobby a arte da costura e possuir máquina disponível para realizar o trabalho. Além disso, é necessário possuir conhecimento prévio em modelagem.

Por , em 2021-02-12 04:00:00


Fonte jornaltimoneiro.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário