2020 tem saldo positivo de empregos, mas indústria e comércio têm perdas – [Blog da Solange Pereira]

JuRehder

Balanço do ano em Bauru

Em meio a todas as dificuldades trazidas pela pandemia, Bauru conseguiu encerrar 2020 com saldo positivo de emprego com carteira assinada. O segmento de serviços e a construção civil foram os principais responsáveis pelo resultado, enquanto comércio e indústria registraram perda de vagas. O agronegócios, em menor escala, também teve redução.

No desempenho global, a cidade contabilizou a geração de 1.679 vagas de emprego no ano passado, considerando a diferença entre contratações e demissões, tendo o melhor saldo sido contabilizado em novembro, quando 1.605 postos de trabalho foram criados. Depois de seis meses consecutivos de resultados positivos, Bauru voltou a registrar saldo negativo em dezembro, com 460 vagas extintas, nível bem menos crítico do que o experimentado no início da pandemia.

Em abril, por exemplo, foram mais de 3 mil postos perdidos, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Ainda de acordo com o cadastro federal, o Estado de São Paulo perdeu 1.159 vagas em 2020.

SERVIÇOS

Em Bauru, o setor de serviços foi o responsável por gerar o maior número de postos de trabalho entre janeiro e dezembro, com 939 vagas, seguido pela construção civil, com 919. Já a indústria foi responsável pela extinção de 146 postos no ano passado e o comércio, por fechar outros 24. A agropecuária também contabilizou perda de vagas no município: 9 nestes 12 meses.

“O comércio foi um dos setores que mais sofreu. Mesmo com os planos de redução de salários e jornadas, para muitas empresas pequenas, a situação ficou insustentável. E, com o comércio parado, a indústria precisou reduzir o ritmo de produção. Depois, quando houve retomada de demanda, foi um setor enfrentou dificuldade para aquisição de matérias-primas”, analisa o economista Mauro Gallo.

Enquanto, no Estado, o setor de serviços foi o que mais extinguiu postos de trabalho, em Bauru foi justamente o que mais criou vagas. Uma das explicações, conforme Gallo, é o fato de a cidade concentrar empresas de recuperação de crédito, que ampliaram a oferta de empregos. “É um ramo que, de forma geral, destoou dos demais”.

POR FAIXA ETÁRIA

O que reforça esta análise é o fato de a grande massa dos que foram empregados no último ano possuir entre 18 a 24 anos – foram 2.691 vagas criadas a este público, sendo a maioria destes trabalhadores com ensino médio completo. Já na faixa acima de 40 anos, o saldo foi negativo, com 1.771 vagas encerradas.

“Antes da pandemia, pessoas acima de 40, 45 anos já encontravam certa dificuldade para recolocação no mercado. Depois, a situação se agravou, porque são trabalhadores que recebem salários maiores”, comenta.

Ainda de acordo com o economista, as perspectivas para 2021 não são boas, considerando que o contágio de Covid-19 ainda segue alto em Bauru e que não há, até o momento, vacinas suficientes a todos. “Muitos ainda vão insistir em comemorar o Carnaval em festas privadas. Por conta do comportamento da população, que não para de fazer aglomerações, o primeiro semestre ainda será muito difícil para a economia”, completa.

 

Vagas do Emprega Bauru

A Prefeitura de Bauru, por meio da Sedecon, informa as vagas do Emprega Bauru nesta semana. As novas oportunidades são: instalador de painéis, instalador de sistemas de segurança eletrônica, cozinheira doméstica, vendedor para shopping, eletromecânico de manutenção, costureira, serralheiro com exp. em ACM (comunicação visual), mecânico automotivo, analista programador Java, atendente óptico, encanador, auxiliar de encanador, assistente de vendas, designer gráfico, estagiário(a), soldador e caseiro. As vagas remanescentes são: vendedor(a) externo(a) de pneus e recapagem, auxiliar de cozinha (hamburgueria), gesseiro, motorista entregador, assistente administrativo comercial, contador, assistente financeiro, vendedor interno, operador de empilhadeira, diarista, auxiliar de produção, técnico em manutenção, servente de obras e costureira. Inscrições pelo link: http://sites.bauru.sp.gov.br/empregabauru/.

Por , em 2021-02-03 05:00:00


Fonte www.jcnet.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário