Projeto incentiva acolhimento de idosos e pessoas com deficiência por famílias de Cascavel | Oeste e Sudoeste – [Blog da Solange Pereira]

Idosos e adultos com deficiência que sofreram algum tipo de violação de direitos ou que não têm com quem morar podem ser acolhidos por famílias, em Cascavel, no oeste do Paraná, por meio de um projeto criado na cidade. Até esta terça-feira (2), seis pessoas foram acolhidas.

Chamado de Cascavel Caridoso, o projeto foi criado em maio de 2020, por meio de uma lei municipal. O objetivo da iniciativa é de ampliar as possibilidades de proteção àqueles que precisam de cuidado e proteção.

“Independentemente da idade ou do momento de vida, as pessoas têm direito de ter uma família. Vivenciar o afeto, o cuidado, o carinho de uma família. Por melhores que são as instituições, que fazem um trabalho maravilhoso, não é o aconchego de casa”, explicou a gerente do setor de proteção especial de Cascavel, Maira Cabreira.

A costureira Leonice Damasceno, de 45 anos, é uma das participantes do projeto. Há seis meses ela acolheu o João, que tem 49 anos e estava em um albergue após a mãe biológica morrer vítima da Covid-19.

“Ele me chama de mãe, meu esposo de pai. Ele é o filho grande que eu tenho. Às vezes a gente precisa dar puxão de orelha, como qualquer outro filho”, contou a mãe.

Idosos podem ser acolhidos por famílias, em Cascavel — Foto: RPC/Reprodução

Para participar do projeto, as famílias interessadas devem atender alguns requisitos:

  • Ter renda e moradia fixas
  • Disponibilidade
  • Experiência em cuidar de pessoas conta como diferencial

Após o primeiro contato da família com a Secretaria de Assistência Social, é feita uma avaliação e um treinamento pra garantir uma boa recepção aos acolhidos, já que as famílias vão cuidar de pessoas com vários tipos de limitações.

No caso dos idosos, muitos foram abandonados, sofreram violações como abuso financeiro e têm problemas de saúde.

O acolhimento é uma decisão tomada pela Secretaria de Assistência Social, depois que os casos são encaminhados pelos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As famílias acolhedoras recebem uma bolsa-auxílio para ajudar nos custos. Os interessados podem ligar para o telefone (45) 99133-3396.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR nos últimos 7 dias

Por , em 2021-02-02 19:03:00


Fonte g1.globo.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário