‘Seu Peru’ e Nelson Sargento são vacinados contra a Covid no Rio ‘Seu Peru’ e Nelson Sargento são vacinados contra a Covid no Rio | Rio de Janeiro – [Blog da Solange Pereira]

Prefeitura começa a vacinação de idosos em cerimônia especial no Palácio da Cidade.  - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Prefeitura começa a vacinação de idosos em cerimônia especial no Palácio da Cidade. Estefan Radovicz / Agencia O Dia


Por Carolina Freitas

Rio – O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, participaram, na manhã deste domingo (31), da cerimônia que marcou o início da vacinação para idosos com mais de 80 anos no Rio de Janeiro contra a covid-19.

Cinco idosos foram vacinados no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade para marcar a nova fase da campanha de imunização. A partir da próxima segunda-feira (1) e até o fim do mês de fevereiro, a vacinação será escalonada. A campanha mobilizará 236 clínicas da família e centro municipais de saúde, além de postos no sistema drive-thru. Nesta primeira semana, serão vacinadas pessoas acima de 95 anos. Para cada dia da semana haverá uma idade específica.

O ator Orlando Drummond, o famoso “Seu Peru” da Escolinha do Professor Raimundo, de 101 anos, foi o primeiro a receber a dose da vacina.

“Me sinto orgulhoso de estar podendo falar alguma coisa aqui com essa idade. Muitíssimo obrigado”, disse Orlando emocionado.

A segunda idosa a tomar a dose do imunizante foi a costureira Sebastiana Farnezi, de 98 anos.

Dulcinéia Gomes Pedrada de 97 anos, que é dona de casa, foi a terceira a ser vacinada na manhã deste domingo no Palácio da Cidade.

O músico mangueirense Nelson Sargento, de 96 anos, que estava com uma máscara do seu time do coração – Vasco da Gama – também foi imunizado. Ele, que é presidente de honra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira falou durante a vacinação que este dia era pura felicidade.

A quinta e última pessoa a ser vacinada foi dona Neiva Gomes Brandão, de 95 anos. Ela falou sobre a importância de todo mundo ser vacinado e que estava se sentindo muito feliz por ter tido essa oportunidade.

Durante a vacinação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes pediu para que as pessoas respeitassem o momento da vacinação e as regras para que todos pudessem viver mais.

“Antigamente uma pessoa de 100 anos era muito velha. Agora tem gente com a mesma idade que vive muito bem. É isso que a gente quer. Queremos essas pessoas vivas entre nós.”

Já Daniel Soranz, o secretário municipal de Saúde, disse que hoje foi a parte da campanha de vacinação.

“Vamos vacinar os idosos que estão em programas sociais da prefeitura, no bolsa família e abaixo da linha de pobreza. Temos 20 mil idosos que tem mais dificuldade de procurar os postos de saúde. É muito mais complexa a vacinação deles tanto pelas questões socioeconômicas, como também pelas questões de transporte. Esse é um momento muito emocionante para toda a sociedade”, disse o secretário.

Além disso, Daniel pediu para que todos respeitassem a fila.

“A gente precisa focar em quem é mais importante. Eu vi muita discussão de vários outros setores da sociedade, e de pessoas jovens querendo se vacinar, querendo entrar como prioridade na fila e isso não pode acontecer. A prioridade tem que ser das pessoas que estão morrendo. O obejtivo dessa vacina é evitar óbito e evitar internação”, afirmou Soranz.

Calendário de vacinação dos idosos começa no dia primeiro de fevereiro - REPRODUÇÃO TWITTER
Calendário de vacinação dos idosos começa no dia primeiro de fevereiroREPRODUÇÃO TWITTER

Confira os pontos de drive-thru

Além das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, a vacinação vai ocorrer em 11 postos de imunização no modelo drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do carro para receber a dose. veja os locais:

Zona Norte

– Cidade Universitária, na Ilha do Fundão;
– Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Engenho de Dentro
– Parque Madureira
– Estacionamento da UERJ, no Maracanã (a UERJ atenderá de 9h às 15h)

Zona Oeste

– CMS Belizário Penna, em Campo Grande
– CMS Manoel Guilherme da Silva, em Bangu
– Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz
– Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

Centro e Zona Sul

– Sambódromo, na Cidade Nova
– Campus da UFRJ da Praia Vermelha, em Botafogo

Por , em 2021-01-31 10:11:00


Fonte odia.ig.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário