Idosa de 92 anos costura vestido e estreia roupa nova para se vacinar contra a Covid-19 no Recife | Pernambuco – [Blog da Solange Pereira]

Ao saber que seria vacinada contra a Covid-19, a aposentada Josefa Freire do Egito, de 92 anos, mal conseguiu dormir de tanta alegria. Para ela, o momento de renovar a esperança exigia, também, uma roupa nova. Com linha e agulha nas mãos, ela reformou um vestido que nunca tinha sido usado para ir especialmente ao local de vacinação, no Recife (veja vídeo acima).

  • Vacinação contra Covid-19 em PE: veja perguntas e respostas
  • Confira média móvel da Covid-19 no estado

“Tinha que ser tudo novo. Vacina nova, vestido novo, tudo novo. Graças a Deus, a vacina foi maravilhosa. A vacina é uma solução, uma esperança de que tudo vai passar”, disse Josefa, feliz pelo privilégio de ter recebido a primeira dose contra o novo coronavírus, na quinta-feira (28).

Ao longo de tantos meses afastada de boa parte da família, Josefa sentiu os efeitos do isolamento social. Durante a pandemia, o segundo bisneto veio ao mundo e só foi apresentado a ela depois de três meses, com os cuidados sanitários que o momento exigia.

“Esse período foi de muita saudade, só vendo por foto. Um abraço, um beijo, botar no colo… Ainda não tive esse direito, mas, depois dessa vacina, vai chegar a hora, se Deus quiser”, afirmou Josefa, que ostenta, com orgulho, o título de mãe de quatro filhos, avó de quatro netos e bisavó de dois bisnetos.

Josefa Freire, de 92 anos, costurou um vestido que nunca tinha sido usado para estreá-lo no dia da vacina contra a Covid-19, no Recife — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Para Rebeca Mota, uma das netas, a pandemia, apesar de todas as perdas, trouxe a oportunidade de se aproximar da avó. “A gente não se sente no direito de comemorar nada, mas uma coisa positiva a gente conseguiu tirar. A gente nunca pensou em conviver com ela de forma tão próxima”, declarou.

Responsável por agendar a data da imunização da avó, Rebeca comemorou, ao lado de Josefa, a alegria pelo sonho da imunização ter virado realidade na vida da avó.

“A gente só contou quando estava marcada. Quando a gente contou, ela não dormiu mais. Até o dia da vacina, foi uma ansiedade só. Primeiro ela ligou para todo mundo para dizer que ia se vacinar, depois ela ligou para comemorar que já tinha se vacinado”, relembrou a neta.

Para a segunda dose, a expectativa é tão grande quanto o primeiro dia de vacinação. Até lá, todos os cuidados sanitários devem ser mantidos, segundo a família. A tradição de uma roupa nova também. “Vai ter vestido novo outra vez”, prometeu Josefa.

Coronavírus em Pernambuco

Neste sábado (30), 1.954 casos e 28 óbitos pela Covid-19 foram confirmados em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a contabilizar 260.679 pacientes confirmados e 10.332 mortes pela doença. A contagem começou em março de 2020.

VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19

Por , em 2021-01-30 14:16:00


Fonte g1.globo.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário