Cerca de 18 pessoas ficaram ilhadas após o deslizamento de um morro em Guabiruba, no Vale do Itajaí, na noite de domingo (24). Elas precisaram ser socorridas pelos bombeiros. A prefeitura da cidade estima que 2.031 pessoas foram afetadas diretamente pela enxurrada. Cerca de 240 casas ficaram danificadas e 30 pessoas estão desalojadas.
Nos locais mais impactados pela enxurrada, a terra cedeu e junto com os entulhos, acabou entupindo a tubulação de água e os canais por onde passava um ribeirão. Com isso, água e lama entraram dentro das residências. Muitas pessoas precisaram ser resgatadas pelos bombeiros porque ficaram isoladas.
Três pessoas morreram no domingo por causa da chuva em Santa Catarina: uma em Entre Rios, no Oeste, após ser arrastada pela água, e mãe e filha em Florianópolis após deslizamento de terra. Na manhã desta segunda (25), casas foram atingidas por uma enxurrada após uma lagoa romper na capital. A Defesa Civil estadual estima que 15 cidades devem decretar emergência.
Enxurrada arrancou calçamento recém instalado em bairro de Guabiruba (SC) — Foto: Luiz Carlos Souza/NSC TV
No bairro Lageado Baixo, a força da água arrancou calçamento de uma das ruas, que tinha sido concluído pela prefeitura há dois meses. Nesta segunda-feira (25), carros não conseguiam transitar na localidade e até o maquinário do governo municipal teve dificuldade para realizar a limpeza.
Na casa da costureira Marina Efelmam a água passou por dentro da casa e arrastou móveis e eletrodomésticos.
“Tenho que agradecer muito a Deus que eu não estava em casa, porque se eu tivesse em casa, [a água] ia levar nós tudo junto. [A força da água] Arrebentou o quarto da minha filha, levou tudo embora. Meus móveis tudo”, disse Marina.
Água e lama entraram dentro da casa moradores de Guabiruba, no Vale do Itajaí, na noite de domingo — Foto: Luiz Carlos Souza/NSC TV
A limpeza nas casas onde a água já havia baixado foi feita durante toda a segunda-feira. O moradores tiveram que usar a água que ainda descia pela rua, porque o abastecimento na localidade ainda não havia sido reestabelecido. Tratores da prefeitura ajudaram a desatolar carros e ônibus.
De acordo com a prefeitura, os bairros Lageado Alto, Lageado Baixo, Planície Alta e Guabiruba Sul foram atingidos. O Executivo afirma que a região foi atingida por uma forte enxurrada na noite de domingo. Ao todo 15 obras de infraestrutura pública foram afetadas. Uma ponte chegou a ficar danificada em um dos bairros. O governo municipal estima que o prejuízo chegue a R$ 530 mil.
De acordo com o relatório da Defesa Civil do município:
- 2.031 pessoas foram afetadas diretamente pelo desastre;
- 240 casas ficaram danificadas,
- 30 pessoas estão desalojadas até o momento.
Carros e ônibus tiveram que ser retirados com ajuda de tratores da prefeitura depois de enxurrada em Guabiruba (SC) — Foto: Luiz Carlos Souza/NSC TV
Um abrigo foi aberto na cidade para receber famílias que se encontram em estado de emergência. O local foi montado na Igreja Adventista localizada na Rua Lageado Baixo, 500.
A prefeitura também está recebendo doações em dois pontos da cidade para atender as famílias atingidas pela enxurrada. O CRAS, no bairro Lageado Baixo, e a Fundação Cultural, no Centro, estão abertos à população para receber as doações.
Itens para doação: roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, máscaras, álcool em gel, roupas de cama, colchões, utensílios domésticos, dentre outros.
O órgão registrou 170mm de água entre as 17h de domingo (24) e as 17h desta segunda-feira (25). A região continua sob alerta de temporais até, pelo menos, a próxima quinta-feira (28).
Prefeitura de Guabiruba calcula que mais de 2 mil pessoas foram impactadas pela enxurrada de domingo — Foto: Luiz Carlos Souza/NSC TV
Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo (24), ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva. Só na Grande Florianópolis choveu mais em uma semana que o esperado para 30 dias.
O volume de água acabou desencadeando o rompimento de uma lagoa artificial de efluentes tratados pela Casan no bairro Lagoa da Conceição na manhã de segunda-feira. Residências e ruas foram atingidas.
Em uma semana choveu mais na Grande Florianópolis que o previsto para todo mês de janeiro — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo. Ao menos 30 ocorrências, incluindo deslizamentos e alagamentos, foram atendidos pela Defesa Civil municipal. Em umas delas, no bairro Saco Grande, mãe e filha de 49 e 21 anos morreram soterradas. Também em razão do volume de chuva, Palhoça também decretou situação de emergência no domingo.
Florianópolis, domingo (24): Mãe e filha, de 49 e 21 anos, morreram soterradas — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.
A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evitar andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.
Florianópolis, domingo (24): Ruas no Morro da Penitenciária pareciam cachoeiras com volume de água — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
Cidades catarinenses são atingidas por chuva há cerca de uma semana. No Vale do Itajaí, casas ficaram alagadas na última semana, famílias ficaram desabrigadas e teve residência que chegou a ser arrastada. Isso, pouco mais de um mês após enxurradas atingirem a região e deixarem 21 mortos em dezembro.
- Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
Chuva atingiu Florianópolis neste domingo e há risco de deslizamentos — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
Veja vídeos da previsão do tempo em SC
Veja mais notícias do estado no G1 SC
Por , em 2021-01-25 21:32:00
Fonte g1.globo.com
Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.