5 marcas baianas que precisam estar no seu radar – Vogue – [Blog da Solange Pereira]

Adriana Meira  (Foto: Reprodução: Instagram)

Adriana Meira (Foto: Reprodução: Instagram)

A indústria da moda baiana está recheada de ótimos talentos com criações autorais. Nomes como Adriana Meira, que conta histórias por meio de aplicações em roupas, e Mônica Anjos, etiqueta homônima com mais de duas décadas de mercado, e eventos como o Afro Fashion Day, que teve sua última edição em novembro do ano passado, são provas disto. A seguir, listamos uma série de marcas de empreendedores de talento ímpar para conhecer, apoiar e consumir. Confira abaixo: 

ADRIANA MEIRA (@adrianameiraatelier)
Natural de Brumado, no sertão da Bahia, e radicada em São Paulo, Adriana Meira é uma estilista-artista: ela desenvolve peças sob medida que contam a história de quem as usa através de um belíssimo trabalho de aplicações. As roupas, que levam no mínimo 15 dias para ficarem prontas, são desenvolvidas com recortes de materiais como couro, suede, neoprene, rendas, seda e paetês. Para uma recente apresentação no Afro Fashion Day, projeto do Jornal Correio, Adriana retratou o tema deste ano, o “dendê”, por meio meio do desenho da semente do fruto cortada ao meio e as folhas da palmeira onde nasce. Saiba mais sobre a história da estilista em entrevista que concedeu à Vogue na edição de setembro.

Jeanne Gubert (Foto: Edgar Azevedo)

Jeanne Gubert (Foto: Edgar Azevedo)

JEANNE GUBERT (@jeannegubertatelier)
Jeane E. Gualberto Sheldon começou a carreira desenhando e produzindo figurinos para artistas que foram surgindo na cena de Salvador, sua cidade natal, e clientes em busca de moda local e autoral. Hoje comanda há 15 anos o Jeanne Gubert Atelier. “Nasceu da vontade de receber as pessoas como se fosse em minha própria casa. Queria criar a relação da roupa com a cliente que veio se perdendo ao longo do tempo”, conta. “Fui me apaixonando pela criação de figurinos e por peças cheias de história, que você usa e nunca mais esquece, como um vestido de festa ou noiva.” O vestido é o carro-chefe do sua grife, que tem no DNA o trabalho artesal, como o patchwork, e o mix de estampas e materiais. Jeanne participou pela segunda vez do Afro Fashion Day. “A Bahia é um berço tão rico em cultura, música e moda e ver tudo isso acontecendo em um único evento é mágico! Espero que mais estilistas afro-brasileiros baianos sejam vistos crescendo no mercado nacional”. 

Kelba Deluxe (Foto: Edgar Azevedo)

Kelba Deluxe (Foto: Edgar Azevedo)

KELBADELUXE (@kelbadeluxe)
Arquiteta de formação, Kelba Varjão fundou sua marca homônima de acessórios, a KelbaDeLuxe, em 2003. A designer cria bijoux statement: seus maxicolares, por exemplo, tem bordados de guipir, cristais, muranos, pedras naturais como turquesa e corais e conchas. “São acessórios inspirados na alta-costura para uma mulher de bastante personalidade” diz ela, natural de Serrinha, interior da Bahia, mas baseada em Salvador há mais de 30 anos. Kelba lança três coleções ao ano e divide suas peças em quatro linhas: conceito, basic, luxo e resort. O colar a cima, é de miçangas e representa as nuances de cores do dendê – do laranja vibrante ao amarelo mais claro. Além do e-commerce próprio, a marca está à venda em pontos como o Hotel Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, e em Lisboa na loja The Feeting Room, e tem planos de expandir mais no exterior. 

Preta Brasil (Foto: Edgar Azevedo)

Preta Brasil (Foto: Edgar Azevedo)

PRETA BRASIL (@preta.brasil)
“Criamos roupas para mulheres reais”, é como a soteropolitana Luana Bomfim define a Preta Brasil, marca que fundou em 2005. Após cinco anos trabalhando no Polo Petroquímico de Camaçari, ela decidiu entrar no mundo da moda por meio de adornos de madeira de inspiração africana e indígena. “Aquilo não fazia meus olhos brilharem, então decidi mudar”, conta. Após 12 anos, ela recriou a marca com foco no vestuário. “Percebi o quanto somos tolhidas e direcionadas a usar uma roupa que não nos cabe, mas que nos é imposta. Após perder minha filha aos 8 meses de gestação, com o corpo modificado, custei a encontrar peças que me agradavam e que cabiam em mim. Foi desse vazio que a Preta Brasil renasceu, criando roupas que dão liberdade para as curvas, que são nossa história.” Atualmente ela vende no e-commerce próprio, no Coreto Criativo no Shopping da Bahia e no Afropolitan, em São Paulo. 

Ateliê Mão de Mãe (Foto: Reprodução: Instagram)

Ateliê Mão de Mãe (Foto: Reprodução: Instagram)

ATELIÊ MÃO DE MÃE (@ateliemaodemae)
Especialista em criar peças de crochê coloridas e modernas, o Ateliê Mão de Mãe nasceu quando uma artesã que sonhava ter sua marca própria e seu filho resolveram se juntar. Comandada por Vinicius e Luciene Santana, a label mistura conchas, franjas e padronagens geométricas, em criações que vão desde itens para usar no dia a dia (como calças, saias, shorts e conjuntinhos) até biquínis que incorporam as tendências do momento. Acessórios como bolsas também fazem parte da oferta de itens feitos à mão. Os itens são entregue para todo o Brasil e podem ser encomendados via mensagem no Instagram.



Por , em 2021-01-20 19:06:07


Fonte vogue.globo.com



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