“Favela Favorites”: clássico Fla-Flu inspira batalha de rap nos Estados Unidos | futebol – [Blog da Solange Pereira]

A rivalidade entre Flamengo e Fluminense ultrapassou o futebol e foi parar no rap dos Estados Unidos. O clássico mais charmoso do Brasil foi a inspiração dos rappers Cousin Feo e Lord Juco para a música “Favela Favorites” (Favoritos da Favela, em tradução livre), incluída no projeto “Death at the Derby” (Morte no clássico). O álbum, lançado em 2020, segue um conceito em que cada faixa é uma referência a diferentes clássicos em todo o mundo – ouça a canção no vídeo acima.

O processo é simples. Para cada música, um rapper escolhe um clube, faz sua própria pesquisa e grava sua parte na “batalha”. O tema futebol não é algo comum no rap norte-americano, e a ideia de juntar duas paixões foi o que motivou Cousin Feo, filho de pai mexicano e mãe guatemalteca, nascido em Los Angeles.

– Esporte e rap sempre foram parte da minha vida. A ideia de juntá-los veio naturalmente. Eu não posso dizer que esperava que seria bem recebido, mas, criativamente, eu estava confiante o suficiente para lançar o projeto. O Wu-Tang Clan (famoso grupo de rap de Nova Iorque) foi uma grande influência para mim, e ver como eles incoporaram elementos da cultura chinesa e de artes marciais no trabalho deles me deu confiança para fazer o mesmo com o futebol – contou Cousin Feo ao ge.

Capa do single “Favela Favorites”, sobre o clássico Fla-Flu — Foto: Reprodução

O Brasil não poderia ficar de fora de um projeto ligado a futebol. Para chegar ao Fla-Flu, Feo, que se diz fã da Libertadores, a história de mais de 100 anos de rivalidade chamou a atenção.

– Não sou um especialista em futebol brasileiro, mas conheço muitos times e jogadores. A Libertadores é sempre algo essencial de se assistir. Há uma rica história na rivalidade dos dois clubes. Ambos deram ao mundo jogadores de qualidade. Considerando todos os países que incluímos, o Brasil era uma obrigação, e o Fla-Flu, com mais de 100 anos de história, era uma obrigação também. A rivalidade nas arquibancadas é tão louca quanto no campo, e esta era a energia que procurávamos – disse Cousin Feo.

Além dos versos representando cada clube, os rappers contaram com a ajuda do DJ Dubplates, responsável por usar trechos de narrações e entrevistas para construir o clima da música. É possível ouvir frases de Petkovic e do narrador Luiz Carlos Junior, bem como cantos das torcidas.

– A pesquisa não foi tão profunda, porque já conhecíamos muitos dos jogadores que atuaram por estes clubes. Eu nasci em 1986, e precisei aprender sobre o clube antes desse período. Eu espero assistir ao vivo um clássico deste um dia – completou Feo.

Curiosamente, apesar de o disco ter sido lançado em 2020, a música sobre o Fla-Flu foi gravada em 2018 e lançada como single em 2019. Na época, Pedro era uma estrela do Fluminense e assim foi citado nas rimas de Lord Juco, o responsável por representar o Tricolor. Há ainda algumas derrapadas na letra – o lateral Marcelo, revelado pelo Fluminense e atualmente no Real Madrid, inspira metáforas dos dois rappers, por exemplo.

– É muito doido como o futebol funciona às vezes. É um conceito feito de uma forma mais solta. Esta foi a terceira versão do projeto, então nós fomos ajustando nossa fórmula conforme progredíamos – explicou Cousin Feo.

Confira a letra traduzida:

Parte 1: Cousin Feo (Flamengo)

Sim, nós somos os favoritos nas favelas
Como Bené e Zé Pequeno, ficando famosos por ganhar dinheiro
Nome sagrado como uma viagem a Meca
Infra-vermelho na retina, as balas saem de pistolas
de diferentes gangues com vinganças nos guetos
Então, eu jogo nos campos como se fosse Marcelo
O único meia com quem posso lidar é Deco
Preciso de uma mansão com Art Greco
Arranco o coração de um rapper
Veja, eu sou Romário no bairro
Com áudio potente, fugindo de sicários
Adeus, ouça isso até acabar
Não estou aqui para festejar, eu preciso de troféu e respeito
Balanço as redes, sagrado, avanço lentamente
Que se danem os falsos e os jornais
É vida ou morte para os meus companheiros de escudo

Parte 2: Lord Juco (Fluminense)

Diretamente da favela
Saiba que se você mexer com esses jovens
Você vai terminar jovem para sempre
Nove nas costas, como Pedro
Te prendo como se fosse um enroladinho
Foi assim que criamos o Flamengo
Vocês são todos meus filhos
Eu sou um jovem Ronaldinho
iniciando revoltas no Rio
O flow do Lord continua frio
Padre Pio não poderia te salvar
Eu te enganei como se fosse Adriano
Mas cheguei como se eu fosse o Dida
Mais como o Batman
Você é Julio Cesar contra Zlatan
Isso é só para gerar dinheiro
Você está indo contra uma muralha como Thiago Silva
Onde estão todos aqueles matadores dos quais vocês estavam falando?
Marcelo não é o tipo para se mexer
Você terá de derrubá-lo
Mas isso não vai acontecer
Quando vocês terminarem de falar
Nós vamos iniciar a ação
Vocês todos parecem o Fred na banheira
Nunca fazem mágica acontecer
Começaram como um time de remo
E é assim que parecem até hoje
Eu costuro tudo como uma costureira

Por , em 2021-01-06 07:00:00


Fonte globoesporte.globo.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário