O gaúcho João Maraschin é o nome da moda pra ficar de olho! Vem conhecer! – [Blog da Solange Pereira]

Divulgação

O estilista João Maraschin acaba de lançar a coleção Truth Fiction e seu e-commerce

João Maraschin lançou sua marca em 2020, mas já tá dando o que falar. O estilista gaúcho, nascido e formado em moda em Caxias do Sul, estreou na Semana de Moda de Londres em fevereiro passado, quando os desfiles ainda eram presenciais. A coleção Foreigner Traveller, com pegada sustentável, fez sucesso e entrou para o hall dos estilistas Positive Fashion do evento, que reúne marcas com práticas sustentáveis.

Essa primeira coleção foi também a conclusão de mestrado na London College of Fashion. Entre os materiais utilizados, tem o “couro” feito a partir das folhas da planta “orelha de elefante”, o beLeaf, desenvolvido pela empresa carioca Nova Kaeru; fio de seda primitivo, produzido pela Casulo Feliz, em Maringá, no Paraná; e bordados criados por mulheres acima dos 70 anos em Itabira, interior de Minas Gerais, movimentando a economia local.

Reprodução

Looks da coleção Foreigner Traveller, do outono-inverno 2020

João foi assistente de Ronaldo Fraga por dois anos, antes de ir para o mestrado em Londres em 2016. Lá, passou por marcas como Gucci, JW Anderson e Grace Wales Bonner, ganhando experiência em diferentes setores da moda.

João acaba de abrir seu e-commerce e lançar a Truth Fiction para primavera-verão 2021, mantendo as parcerias e trabalhando por videochamada. Assim como a primeira coleção, ele se inspira na arte do brasileiro José Leonilson (1957-1993), com um trabalho bastante autobiográfico, usando bordados e costuras.

Alisson Dean, 58, é a modelo da campanha da coleção Truth Fiction

Na Truth Fiction surgiram novas parcerias. Com a designer britânica Tabitha Ringwood, desenvolveu um sapato sem costura feito com câmaras de borracha de caminhões e bicicletas. A vontade de usar borracha veio da conscientização sobre o descarte incorreto desse material pelas borracharias e lojas de bike. Por isso, Maraschin firmou também uma parceria aqui no Brasil, com a designer mineira Ana Vaz e seu grupo de tricotadeiras, que coletaram e transformaram câmaras de borracha destinadas à queima em novas peças de roupa.

Divulgação

Sandálias feitas com câmaras de borracha recicladas e cola orgânica em parceria com a designer Tabitha Ringwood

Animado com a repercussão, João já está trabalhando sua próxima coleção. Uma das principais fontes de inspiração vai ser a residência artística que ele vai fazer no Senegal no primeiro semestre deste ano. Bacana, né?!

Divulgação

O gaúcho João Maraschin se estabeleceu em Londres e vai estudar no Senegal em 2021

Tags: Ana Vaz  bordado  couro vegetal  estilista brasileiro  João Maraschin  José Leonilson  moda sustentável  primavera-verão 2021  reciclagem de pneus  sustentabilidade

Por , em 2021-01-05 00:40:44


Fonte www.lilianpacce.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário