“Soul – Uma Aventura com Alma”: as vozes portuguesas – [Blog da Solange Pereira]

A versão falada em português de Soul – Uma Aventura com Alma tem sido motivo de aceso debate público.
A controvérsia reside na escolha do actor que empresta a voz à personagem principal Joe Gardner, de etnia negra.

Joe Gardner é um professor de música cuja verdadeira paixão é a música jazz, mas quando está prestes a concretizar o seu sonho tem um encontro inesperado com 22, uma alma perdida.
A Disney/ Pixar apresentam um filme realizado por Pete Docter (Divertida-Mente, Up-Altamente) e pelo estreante Kemp Powers. Conta com as vozes na versão original, em inglês, de Jaime Foxx (Joe), Tina Fey (22), Graham Norton (Moonwind), Rachel House (Terry), Angela Bassett (Dorothea) Alice Braga  e Richard Ayoade como Conselheiro Jerry.


Sem polémica, vamos conhecer as talentosas vozes portuguesas de Soul – Uma Aventura com Alma:
Joe Gardner
, o apaixonado pianista de jazz e professor de música cuja alma se separou de seu corpo após um acidente na via pública, é vocalizado por Jorge Mourato

22, a alma presa com uma visão turva da vida, conta com a voz de Ana Rita Tristão

Vento Lunar, o girador de signos espirituais, tem a voz de José Jorge Duarte

Terry, responsável por contar as almas no Grande Além, conta com o talento vocal de Filomena Cautela
Filomena Cautela

Camila Cerqueira empresta a voz ao conselheiro da alma Jerry A

Rui Paulo é a voz do conselheiro da alma Jerry B

João Braz e Rita Cruz emprestam a voz aos conselheiros da alma Jerry C e Jerry E, respectivamente

 Ana Cloe empresa o seu talento vocal ao conselheiro da alma Jerry E e à colega de trabalho de Libba Gardner, Melba

A respeitada artista de jazz Dorothea Williams tem a voz de Mónica Garcez

Libba Gardner, a mãe de Joe que trabalha como costureira, conta com a voz de Teresa Sobral

Dez, o barbeiro de Joe, é vocalizado por José Nobre

Lamont “Curley” Baker, o baterista da banda de Dorothea Williams e antigo aluno de Joe, tem a voz de Pedro Pernas

A versão falada em português de  Soul – Uma Aventura com Alma conta ainda com o trabalho vocal de Pedro Leitão (Paul), Mariana Venâncio (Connie), Cheila Lima (Lulu),  Raquel Ferreira (Diretora Arroyo),  Ricardo Monteiro (Ray Gardner), Solange Santos (Doutora do Joe), Paula Fonseca (Senhora da Terapia com Gatos/ Alma da Madre Teresa), Tiago Retrê (Gestor de Fundos de Investimento), Carlos Macedo (Alma do Copérnico), Ricardo Monteiro (Alma do Muhammad Ali), Carla García (Alma da Marie Antoinette/ Marge/ Dreamwinder/ Miho), Peter Michael (Alma do Carl Jung), Carmen Santos (Gerel), Leonor Alcácer (Dancerstar),  Gonçalo Carvalho (Dorian), Erika Mota (Comentadora de Basquete), Luís Barros (Windstar).

E ainda com as vozes adicionais de Beatriz Bernardo, Carla Mendes, Flor Costa, Gonçalo Amor, Isabel Ribas, Leonor Biscaia, Maria Eduarda Laranjeiro, Marta Mota, Rui Quintas, Santiago André e Tomás Andrade.
Maria Camões foi responsável pela direcção de actores, num trabalho realizado no estúdio da Matinha, PTSDI Media, e misturado no estúdio inglês Shepperton International. Todo o trabalho foi produzido por Disney Character Voices Internacional Inc.

À semelhança de muitos outros filmes, as vozes nos primeiros trailers lançados não correspondem com as do filme. Nos trailers, Suzana Farrajota era a Dorothea WilliamsSolange Santos era a Jerry AAna Cloe era a 22.

Soul | Trailer Dobrado PT (HD)


Depois da apresentação em festivais de cinema como London Film Festival, Grand Lyon Film Fetival ou Rome Film Festival em Outubro, Soul – Uma Aventura com Alma foi lançado a 25 de Dezembro de 2020 no Disney+, e vem acompanhado da curta-metragem de animação Toca.

Por , em 2021-01-04 13:44:19


Fonte www.centralcomics.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário