Como esse jeans sustentável da Renner chama a atenção de investidores – [Blog da Solange Pereira]

O ano que vem é essencial para os planos da Renner. A varejista de moda tem metas significativas de ampliar a sustentabilidade de sua cadeia produtiva, das peças de roupa e de suas lojas. Entre os objetivos, estão reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em 20% em relação aos índices de 2017, suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis e chegar a 80% das vendas de peças com algum atributo de sustentabilidade, sendo 100% com algodão certificado. 

A varejista de moda abriu plantas de energia solar para abastecer lojas, criou métodos para cortar o consumo de água e ampliou parcerias com fornecedores. Essas e outras ações chamam a atenção de investidores e a companhia está bem posicionada em índices de sustentabilidade na bolsa de valores. 

Para Eduardo Ferlauto, gerente sênior de sustentabilidade da Lojas Renner, o objetivo é que uma cadeia mais sustentável gere mais valor tanto para consumidores quanto para seus fornecedores e acionistas. “A prioridade é trabalhar o produto e gerar valor  com o tema da sustentabilidade”, diz ele. Se de 2017 até o início deste ano a empresa tinha vendido 68 milhões de peças de roupa com alguma característica sustentável, em novembro esse número chegou a 125 milhões.

Um exemplo é o Re Jeans Lançado pela primeira vez em 2018 e com uma nova coleção em 2020, o jeans consome 44% menos água na produção e lavagem. “Esse jeans é o grande símbolo do que temos feito em termos de sustentabilidade, com ênfase nos princípios da economia circular”, diz Ferlauto. A peça também usa algodão reciclado feito de retalhos que sobraram de sua cadeia produtiva. 

O foco no jeans mais sustentável faz sentido ao analisar o impacto que a peça pode ter no meio ambiente. O tecido é um dos que mais demanda algodão para sua produção e cada etapa de beneficiamento demanda uma quantidade grande de água e produtos químicos. Assim, qualquer alteração no processo produtivo de peças jeans tem um impacto maior em toda a cadeia produtiva. Hoje, cerca de 84% das peças jeans vendidas pela varejista têm algum atributo que reduz seu impacto ambiental.

Por , em 2020-12-28 12:31:13


Fonte exame.com



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