Tromba d’água causa estragos em Santo Antônio do Aventureiro | Zona da Mata – [Blog da Solange Pereira]

Uma tromba d’água que caiu sobre a cidade de Santo Antônio do Aventureiro no final da tarde desta quarta-feira (23) causou estragos a mais de 40 famílias. Os bairros mais atingidos foram Lava-pés e Rua de Baixo.

Cerca de 160 pessoas tiveram que sair de suas casas, por conta do alagamento. Em algumas casas a água chegou a dois metros de altura. Móveis, roupas, utensílios domésticos foram perdidos. Muitos moradores foram abrigados por parentes em outros bairros da cidade. Outros passaram a noite tentando salvar o que foi possível, além de tentar limpar toda a sujeira causada pela lama.

De acordo com o secretário de Obras do município, Morizalbert Gomes Luiz, não houve vítimas, mas muitos estragos. E, desde o início da manhã desta quinta-feira (24), servidores da Prefeitura estão trabalhando com tratores e máquinas nos pontos mais afetados pelo temporal. O prefeito do município, Paulo Roberto Pires acompanha os trabalhos junto das equipes.

De acordo com o secretário de Obras, já foi decretado estado de emergência. E a Defesa Civil de Belo Horizonte e também da cidade de Além Paraíba foram acionadas para prestar socorro.

“Já estivemos na Prefeitura de Além Paraíba para garantir apoio. Conseguimos um caminhão pipa para ajudar na limpeza das ruas e das casas. Graças a Deus, ninguém perdeu a vida, só mesmo bens materiais. Já estamos estamos comprando colchões, cobertores e travesseiros para garantir um pouco de alento às famílias que perderam seus bens, e vamos seguir com o trabalho até que todos estejam em segurança e possam retomar à vida normal,” explicou

A Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro colocou servidores da área de Assistência Social para cadastrar todas as pessoas atingidas pelo temporal. Cestas básicas já começaram a ser distribuídas e alimentação para a comunidade também foi providenciada.

Santo Antõnio do Aventureiro foi atingido por tromba d´água — Foto: Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro/Divulgação

De acordo com a costureira, Iasmin Pacheco, diferente de 15 anos atrás, desta vez ela conseguiu ter um pouco mais de tranquilidade com a situação. Porque agora, depois de casada, mora numa região mais segura da cidade.

Ainda sim contabiliza os prejuízos dos pais que tiveram a casa invadida pela tromba d´água desta quarta. “Já passamos outros momentos tristes assim, mas graças a Deus nesta noite eu pude abrigar meus pais em minha casa. Sempre tivemos problemas deste tipo, mas uma enchente dessa proporção que eu me lembre, nós vivemos há 15 anos. Perdemos muita coisa, mas continuamos vivos e com saúde”, contou enquanto ajudava na limpeza da casa da mãe, no Bairro Lava-pés.

Moradores do Bairro Lava-pés trabalham na limpeza das casas em Santo Antônio do Aventureiro — Foto: Iasmin Pacheco/Arquivo Pessoal

O G1 tentou contato com a Defesa Civil de Além Paraíba para saber as proporções da chuva que assolou parte de Santo Antônio do Aventureiro, já que o município não dispõe de um serviço próprio para atuação em calamidades, mas não obteve retornou até a publicação desta reportagem.

Por , em 2020-12-24 12:02:00


Fonte g1.globo.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário