Infraestrutura é qualidade de vida – [Blog da Solange Pereira]

A cada quadra, uma melhoria. Em Brazlândia, a Novacap deu início à reconstrução de um estacionamento com área de 5.137 metros quadrados na Vila dos Rodoviários, às margens da BR-080.

Enquanto isso, avançam as obras de infraestrutura na Quadra 34/35 da Vila José: a rede pluvial já foi instalada e a parte de pavimentação está com 30% executados. Para essas obras, foram destinados recursos de R$ 1,6 milhão, originários de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida.

Foram investidos R$1,6 milhão em obras de infraestrutura em Brazlândia | Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Com a consolidação da BR-080 como rota de veículos pesados e de passeio, houve um aumento no fluxo para os comerciantes da região. A área cresce e há uma diversificação de estabelecimentos, que vão desde restaurantes a oficinas mecânicas. No local, o governo investe na construção de estacionamento asfaltado para dar conforto e segurança para quem frequenta a região.

O espaço – que poderá abrigar até 40 vagas – está localizado na Vila dos Rodoviários, na Quadra 48 da expansão da Vila São José. Em aproximadamente 60 dias, o local de terra batida será substituído por pavimentação asfáltica capaz de suportar caminhões de até quatro toneladas de carga. A obra é tocada pela Novacap.

Quem lutou por anos pela chegada do asfalto, comemora. “Estamos aguardando há duas décadas por qualquer melhoria, porque sofríamos com a poeira, na seca, e com os buracos na chuva”, conta o comerciante Carlos Joaquim Tertuliano, 46 anos. “Depois do estacionamento pronto, vamos atender melhor nossos clientes. Isto vai valorizar todo o ponto comercial”, completa.

Vila São José

Reivindicação antiga dos moradores, o sistema de drenagem pluvial de toda a Vila São José está pronto. O projeto contempla a pavimentação da via de acesso à Vila Olímpica e à Escola Técnica e a construção de um estacionamento com mais de 30 vagas. O diretor da Vila Olímpica, Murilo Cavalcante, exalta os benefícios da obra. “Como a água desce com muita força, acabava danificando nosso espaço”, lembra.

O comerciante Carlos Joaquim  que aguardava melhorias na região havia duas década, está otimista com o estacionamento | Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Morador da região, o mecânico de motos Antônio Rosa de Souza, 71 anos, também comemora. “Nem terminou, mas já me sinto aliviado, porque sei que as próximas chuvas não vão alagar minha casa”. A costureira Maria Creuza da Silva, 61 anos, faz coro: “Vai ficar muito bom. É o fim do abandono com a gente.  Estão de parabéns”.

Em frente à Igreja Santa Terezinha, também está sendo construído um estacionamento, com piso de bloquete, contemplando outra demanda encaminhada pela comunidade. Antigo, o templo havia sido construído sem prever local para carros.  

Para o administrador da cidade, Jesiel Costa, mobilidade urbana e saneamento básico são as expressões do amadurecimento de uma coletividade. “O poder público tem que trabalhar para o bem social, e é o que estamos fazendo”, destaca.

Por , em 2020-12-06 20:50:00


Fonte www.pelomundodf.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário