Débora Falabella sobre teatro digital: ‘Público precisa ser cativado’ – [Blog da Solange Pereira]


Débora Falabella é uma das atrizes mais respeitadas da teledramaturgia e teatro brasileiro.


Aos 41 anos, a bela falou à revista Quem, sobre a nova fase digital dos palcos, sem o calor da plateia presencial. Ela se apresentou recentemente com a peça Cara Palavra, junto com as atrizes Mariana Ximenes, Andreia Horta e Bianca Comparato.


“Quando cheguei ao teatro, ao mesmo tempo em que veio a tristeza por não ter o público e ver as cadeiras vazias, pude me apresentar no palco e achei que isso era muito simbólico. Era uma mistura de sentimentos”, descreveu ela.  


A famosa completou:


“A gente ainda não entende tão bem esse trabalho online porque não vemos o público depois do espetáculo, mas acho que temos sentido que há um público nos assistindo e que esse público precisa ser cativado”, destacou.



Projetos paralisados


A intérprete da dissimulada Irene da trama A Força do Querer, relembrou os trabalhos que tinha no teatro.


“Esse ano consegui estar no teatro em janeiro. Depois, tinha muitos projetos para apresentações com a minha companhia de teatro, e acabou que tudo ficou parado. É uma situação muito complicada, especialmente para quem trabalha no teatro e vive de teatro. Toda a equipe técnica e de bastidores passou a enfrentar uma situação muito, muito, muito complicada e sem perspectiva”, explicou.


Sarau poético


Um quarteto estrelar se uniu em nome da cultura desenvolvida nos palcos. Trata-se de Andreia Horta, Bianca Comparato, Débora Falabella e Mariana Ximenes que apresentam um sarau poético performático com foco na poesia feminina contemporânea.


As apresentações acontecem no Teatro Porto Seguro e no apartamento das atrizes, em formato online, com dramaturgia e direção de Pedro Brício.


Um sarau poético performático com foco na poesia feminina contemporânea com dramaturgia e direção de Pedro Brício e protagonizado pelas atrizes Andreia Horta, Bianca Comparato, Débora Falabella e Mariana Ximenes é Cara Palavra, espetáculo online que estreia dia 24 de outubro no Teatro Porto Seguro que será transmitido de forma remota. 


No teatro, estará somente a atriz Débora Falabella. Através de entradas virtuais, as atrizes e os músicos Chuck Hipolitho e Thiago Guerra se apresentam de dentro de seus apartamentos. Andreia do Rio de Janeiro, Mariana de São Paulo e Bianca da Califórnia. Em todas as apresentações, uma poeta contemporânea brasileira é convidada para integrar o espetáculo.


O projeto Cara Palavra nasceu antes da quarentena do desejo das atrizes de realizarem algo juntas. O músico Chuck Hipolitho sugeriu a ideia de um espetáculo envolvendo música e palavra, o que instigou as artistas.  Durante a pandemia, se juntaram a Gustavo Giglio e Gianluca Misiti e produziram vídeos postados semanalmente no Instagram @cara.palavra, com uma curadoria de textos variados, que vai de poesias de autoras brasileiras, letras de música, discursos políticos, até sonetos, acompanhados por música.


Pedro Brício foi convidado para fazer a costura dramatúrgica e direção do projeto, que os artistas-criadores chamam de sarau poético performático. A ideia era montar o espetáculo para os palcos, mas, com a pandemia, foi adaptado para uma temporada no Teatro Porto Seguro, mesclando presencial, virtual e transmissão digital.


Versátil! Veja os principais papeis de Débora Falabella na TV

Sete motivos para ver a reprise de A Força do Querer



Por , em 2020-12-05 14:46:22


Fonte www.ofuxico.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário