Bordado de Tibaldinho, a herança de uma pequena loclidade que é Património Cultural e Imaterial de Portugal – [Blog da Solange Pereira]

Em Tibaldinho, pequena localidade do região de Viseu, surgiu um tipo de bordado muito privado cuja valor levou a que fosse classificado uma vez que Património Cultural e Impalpável do nosso país. Não há dados concretos quanto à sua origem, no entanto, há quem acredite que se situa em algum lugar pelo século XV.

O Bordado de Tibaldinho caracteriza-se pelas suas ornamentações brancas sobre panos de linho branco, onde os buracos da peça e os motivos traçados, sobressaem harmoniosamente num conjunto que prima pelo estabilidade. Os panos bordados eram essencialmente usados em peças de roupa de lar, tais uma vez que enxovais, isso explica o uso preponderante do branco, cor que desde antigamente sempre foi associada a limpeza, pureza e higiene.

Leste tipo de arte ganhou notoriedade aquando do revinda da família real a Portugal, no século XIX, depois a sua estadia no Brasil. Existia um grande número de solares na zona de Mangualde, pertencentes à golpe, as bordadeiras da região foram escolhidas para renovar os enxovais das habitações. Os novos têxteis agradaram de inopino à escol portuguesa e assim nascente tipo de bordado ganhou o seu merecido reconhecimento.

Os bordados são um motivo de orgulho para a localidade de Tibaldinho, a tradição tem sido passada de mães para filhas até aos dias de hoje. Agora existem várias artesãs que se dedicam à elaboração do Bordado de Tibaldinho, assim uma vez que acções de formação que visam transmitir às gerações mais novas nascente magnifico saber.

Por , em 2020-08-16 14:00:00


Nascente descla.pt



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário