Com DNA Em movimento – Feminino & Masculino – [Blog da Solange Pereira]

(foto: Wolf Wagner/divulgao)

As colees da UH Premium traduzem o que as irms Clia e Izabela Bicalho pensam sobre fazer tendência. Desde que assumiram a marca criada pela me, nos anos 1980, especializada em camisaria feminina, foram encaminhando-a para o status que goza hoje no mercado.

O cliente que chega at ela, seja em uma feira de pedidos ou no showroom, para comprar pronta entrega, sabe muito o que vai encontrar por l: o melhor do estilo boho, misturas arrojadas de cores, estampas e tecidos, bordados, brilhos, passamanarias e muito handmade. Um tnico variegado e no datado, perfeito para quem aprecia o gnero, est no sangue e na musculatura da label. Foi assim, sem pavor de ousar e de tarar a mo, que Clia e Izabela construram sua identidade.

 

O nome original foi encurtado para UH em uma leitura mais contempornea e conta uma histria divertida: “Minha me abriu a confeco informalmente e  comeou a prosperar exigindo que fosse registrada. Na urgncia, resolveu colocar ltima Hora aludindo ao trajo de que, diante de tantos negócios de um negcio pequeno, as decises eram quase sempre tomadas nesse timing”, relembra Clia.

 

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

A marca ganhou flego com a participao nas primeiras edies do Minas Trend, no Alphaville, com o objetivo de, alm da pronta entrega, oferecer tambm a opo de pedidos para a clientela. As irms queriam que ela crescesse e aparecesse e, corajosas, decidiram que a melhor forma seria por meio da participao nos desfiles de preview, que eram realizados durante o evento.

 

O primeiro deles aconteceu “no tapa”, sem muita infraestrutura e divulgao, mas a prensa especializada e os formadores de opinio conseguiram identificar potencial no trabalho. J o segundo, prestes com esmero, repercutiu positivamente em todas as esferas da feira e colocou a UH na mira dos jornalistas e compradores, impressionados com a verve artesanal e o mix de materiais exibidos. Passadas duas dcadas, hoje ela est presente nas melhoras lojas do pas.

 

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

Cada vez mais vocacionada para o tnico, a ltima apario da marca no Minas Trend, em outubro, lanamento do inverno 2020, foi com um trabalho inspirado no modo de vestir das mulheres da ndia, resultado da imerso de Clia no pas. Foram trs meses entre idas e vindas, tempo suficiente para haurir os valores estticos de uma cultura milenar prdiga em cores, txteis sofisticados e estamparia surpreendente. “Praticamente morei na ndia nesse perodo e me descobri porquê estilista, reforando a minha identificao e encantamento pelo lugar”, ela pontua. Na oportunidade, acompanhou a elaborao dos tecidos que seriam usados e garimpou uma infinidade de aviamentos, passamanarias preciosas, a partir dos shapes idealizados.

 

“Gostamos de roupas fludas, enfeitadas, ornadas. No pode faltar o bordado, o luz, o floral, o bicho print, que amamos, e est presente em todas as colees. O brim, o jeans, a renda, tambm so importantes porquê matrias-primas. a partir disto que comeamos o trabalho a cada temporada. No nos prendemos s tendncias, temos uma certa independncia para gerar de harmonia com o que acreditamos”, completa.

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

Pandemia Porquê todo o setor da tendência, a UH sentiu o golpe da pandemia e, diante do caos do mercado, tenta se reinventar decifrando os cdigos do “novo normal” e tateando frmulas de sobrevivncia. Com grande secção do comrcio ainda fechada, a soluo encontrada pelas duas scias, j que boa secção dos pedidos feitos no Minas Trend foram cancelados, foi o lanamento de trs cpsulas mensais no sistema de pronta entrega.

 

“Estamos com um tero da fbrica em operao e com faces de costureiras, que trabalham em suas prprias casas. Fotografamos cada cpsula, catalogamos em pdf e enviamos para os clientes fazerem suas escolhas. O preo tem que ser mais acessvel agora, o esforo reduplicado, mas entendemos as dificuldades dos lojistas, todos esto se reestruturando porquê negcio. Sabemos que muitos sero obrigados a deixar o mercado”, explica.

 

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

Segundo a estilista, conforto e casualidade so os valores nessa poca conturbada, onde no existem eventos, nenhuma vida social, e muitas pessoas esto trabalhando em home office. “ inevitvel para o mercado da tendência se apropriar desse momento para ofertas compatveis com ele”. Na UH saram de cena os tecidos requintados e a malha ganhou destaque por servir muito a risca comfy em voga. “Ns estamos investindo nela, mas sem olvidar o DNA da marca. Nosso moleton enfeitado, variegado e, mesmo as peas mais neutras, tm a opo de serem incrementadas com outras mais adornadas”, observa.

 

Exemplo: na ltima cpsula, cujas fotos so publicadas nesta reportagem, os conjuntos em malha podem lucrar a companhia de um casaqueto floral na risca alfaiataria ou de uma jaqueta em brim com bordados indianos em espelho. O bicho print, em verses diferentes, escoltado pelas jaquetinhas em jeans, lisas ou bordadas, que, por sinal,  fazem secção de todas as colees.

 

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

“As peas esto mais larguinhas e flexveis dentro do esprito confortvel. Temos saias e vestidos com babados versteis e uma risca muito variada de t-shirts estampadas e bordadas, que jogam com todas as produes e do um ar casual e muito viciado”, ressalta Clia. Os prints temticos vo de tie dyes bocas/beijos, de pssaros frases alusivas ao rock n’rol. Uma risca de trics – casacos, cardigans, xales – com rostro artesanal outra opo para imaginar os looks.

 

O nome dessa coleo cpsula “Movimento” e bastante simblico, segundo a estilista. “Movimento em todos os sentidos: o de seguir em frente, o de mudar a forma de pensar e agir, o de transpor da zona de conforto, o de passar atrs do que podemos ter agora”, sintetiza. Prova dessa resistncia e da garra para encontrar opes no mercado a risca de tnis customizados que a UH lanou, que tem encontrado muita aceitao. Os modelos ganham estamparia tie dye, bordados em espelhos ou pedrarias, e todos so customizados manualmente.

 

(foto: Wolf Wagner/divulga
(foto: Wolf Wagner/divulgao)

Outra comprovao so os planos de lanamento da prxima cpsula, desta vez utilizando tecidos indianos, mas com shapes mais simplificados. “Enquanto essa pandemia porfiar, vamos avanando pouco a pouco”. Leal ao seus valores, a marca acredita que a identidade forçoso para delimitar espao nesse novo mercado.

Por , em 2020-08-02 04:00:00


Manancial www.em.com.br



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