DFB Digifest, o novo autoral artesanal – [Blog da Solange Pereira]

A edição virtual do DFB Digifest 2020 – antes sabido porquê Dragão Fashion Brasil -, encerra os lançamentos nacionais do primeiro semestre. Com desfiles inteiramente online, vistos pelo YouTube, mais uma vez dirigido por Claudio Silveira, o foco esteve na tendência autoral, com marcas novas e consagradas que sempre inserem o trabalho artesanal nas obras. Estes foram os destaques dos participantes dos três dias de apresentações:

Rendá: assinada por Camila Arraes, com o tema Recomeços, muito colorida, com peças que parecem transmitir energias positivas.O trabalho artesanal enfatiza a formosura do estilo que visa o conforto e o uso em eventos mais intimistas. Muito de concordância com levante momento de quarentena.

Ronaldo Silvestre: um rabino do jeans, apresentou coleção atemporal, em sarjas, denins e resíduos têxteis de algodões e tules. A gravação foi feita em uma sala de modelagem e costura em Belo Horizonte, o único a ser realizado fora de Fortaleza.

Kallil Nepomuceno: um dos mais queridos da tendência cearense, desta vez trocou os luxos bordados pelas cores da coleção Aquarelas. Os tecidos são fluidos, com movimento quebradiço, com toques orientais. As cores vêm porquê pinceladas ou florais gigantes, enfeitadas por macramês e crochês. O efeito de uma gueixa moderna surpreende quem esperava longos exuberantes. Muito bonito.

Um coletivo combinou três grandes marcas, Bruno Queiroz, Gisela Franck e Bikini Society. Com estes destaques:

Bruno Queiroz: criou silhuetas abstratas, evocando sentimentos. Tafetá e shantung deram riqueza aos volumes e às cores, lembrando paixões arrebatadoras.O nome da coleção: Entrelaços.

Gisela Franck: outra estrela da geração de tendência brasileira, Gisela partiu para uma proposta mais ligeiro e minimalista, inspirada na Natureza. Porquê sempre, trabalhou com linho e tecidos crus, garantindo resultados atemporais e bastante comerciais. Isto é, fáceis de vestir e permanecer cool.

Bikiny Society: marca que labareda a atenção pela originalidade, contou histórias de viagens pela Costa Rica. Praias, trilhas, cachoeiras e montanhas foram representadas em forma de biquínis e maiôs cheios de recortes e drapeados.

Vitor Cunha: misturou os azuis em diversos tons desenvolvidos na Benatêxtil, lavanderia especializada em jeans, com o tingido e as texturas dos macramês. Um estilo masculino contemporâneo

Almerinda Maria: mais uma vez encantou pelos modelos em renda renascença, richelieu e rendas francesas, com a coleção Calmaria. É a calma transmitida pelas cores clássicas (branco, cru, nude), que Almerinda repetiu, ao lado de tons suaves de rosa-pó, virente menta e azul oxigênio. O toque atual: máscaras de proteção feitas com o mesmo mix de rendas.

O DFB cumpe também missões de cunho social. Nesta edição, gravada quase toda (com exceção de Ronaldo Silvestre, em Minas) nos estúdios da F3 Produções, foram doadas 200 milénio máscaras de proteção em áreas de vulnerabilidade social da região metropolitana de Fortaleza, junto com a Enel. O Pitstop Contra a Covid-19 realizou milénio exames gratuito, em esquema drive-thru no calçadão da praia de Iracema, em corealização do DFB com a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, patrocínio da Qair, base da prefeitura e do Instituto Iracema, apoios do Senai, sistema Fiec e Laboratórios Régis Jucá, juntamente com os sindicatos têxteis do estado do Ceará.

Claudio Silveira, diretor universal do evento, demonstrou ser provável conciliar o talento dos criadores e dos trabalhos artesanais ao obrigatório e moderno esquema que mais do que nunca exige protocolos de segurança para as equipes de produção, elencos de modelos e profissionais de formosura. Provavelmente os desfiles ainda podem ser vistos no YouTube.


Jeans e macramê no estilo masculino casual do Vitor Cunha (Foto: Igor Cavalcante)


Macaque in the trees
Inferior do momento: máscara de renda renascença e richelieu, por Almerinda Maria (Foto: Igor Cavalcante)


Macaque in the trees
Longo com envoltório em tom vibrante, pela Rendá (Foto: Igor Cavalcante)


Macaque in the trees
Argolas prateadas seguram os drapeados que lembram as montanhas da Costa Rica, na Bikiny Society (Foto: Igor Cavalcante)


Macaque in the trees
Pinceladas multicoloridas nas séries masculinas e femininas de Kallil Nepomuceno (Foto: Igor Cavalcante)


Macaque in the trees
Flores aplicadas na saia do look de linho branco de Gisela Franck (Foto: Igor Cavalcante)

 


Macaque in the trees
Quarteto exibe as blusas em denin e as saias feitas de resíduos da indústria têxtil, por Ronaldo Silvestre (Foto: André Solano e Yan Senna)



Por , em 2020-08-01 05:51:00


Natividade www.jb.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário