Prefeituras vão ter acesso a plano estadual para retomada da economia semana que vem – Rádio Itatiaia – [Blog da Solange Pereira]

Foto: Adão de Souza/PBH
Adão de Souza/PBH

A partir da próxima segunda-feira (27), as prefeituras poderão acessar no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, no espaço específico sobre coronavírus, os protocolos sanitários anunciados nesta quinta-feira pelo governador Romeu Zema (Novo) que lançou o projecto de retomada da economia estadual com diretrizes que vão orientar os municípios.

Apesar de trazerem orientações para reabertura do transacção, segundo o governador, os protocolos não significam um relaxamento do isolamento social. “Nós não estamos relaxando as medidas de segurança. Quem puder permanecer em mansão que fique, quem é do grupo de risco que tome todas as precauções, porque o vírus vai continuar na sociedade”, afirmou.

O secretário adstrito de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, detalhou alguns critérios que vão orientar a reabertura. “Primordialmente, o número de trabalhadores que aquele setor tem, o quanto ele foi impactado pela crise e a valia dele para a enxovia produtiva, além de aspectos fiscais”, disse.

Embora o governo não use a termo flexibilização, a orientação do secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, é que, no retorno das atividades, a população mantenha o distanciamento e o uso de máscaras. Ele alertou que, se a população não for consciente, um isolamento mais rígido terá que ser novamente adotado. “Se a sociedade não entender que esses cuidados são fundamentais nós voltaremos a ter um aumento de casos e aí nós voltaremos a ter a premência de uma restrição maior”, ressaltou.

Serão quatro ondas de reabertura: Vaga 0, somente com os serviços essenciais funcionando, que é o cenário atual; Vaga 1, que permite a volta de atividades de nível considerado de plebeu de risco, uma vez que lojas de móveis, pet shop, agências de turismo e concessionárias; Vaga 2, que é para ramos definidos uma vez que de médio risco, uma vez que floriculturas, papelarias, hotéis e lojas de roupa; e a Vaga 3, que permite a introdução de salões de formosura e de varejo de artesanato, uma vez que a Feira Hippie.

Cada cidade definirá em que ‘vaga’ deverá se enquadrar, de harmonia com a taxa de contaminação e de óbitos na localidade. Os municípios poderão mudar de ‘vaga’ conforme o quadro.



Por , em 2020-04-23 19:29:00


Natividade www.itatiaia.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário