O MIRANTE | Mação candidata várias tradições e costumes às 7 Maravilhas de Portugal – [Blog da Solange Pereira]

A Câmara de Mação apresentou candidatura ao concurso “7 Maravilhas de Portugal 2020” com o tema Cultural Popular. A autonomia anunciou uma candidatura múltipla, o que permitiu concorrer nas sete categorias disponíveis. Na candidatura constam, na categoria “Artesanato”, as Velas de Cardigos e na categoria “Lendas e Mitos” a Mito de Nossa Senhora da Moita, de Galega/Feiteira (freguesia de Carvoeiro).

Na categoria de “Festas e Feiras” é candidata a Feira dos Santos e na de “Músicas e Danças” o Passo Lento, de Ortiga. Em “Rituais e Costumes” é candidato o Terço da Farinheira, de Mação. Em “Procissões e Romarias” avança a Procissão do Divino Espírito Santo, de Cardigos, e na categoria de “Artefactos” os Barcos Picaretos do Tejo, de Ortiga.

O município refere que a selecção de eventos, usos e costumes passou pela geração de um grupo de trabalho entre técnicos da autonomia, que contou com a colaboração de pessoas de vários pontos do concelho com conhecimentos sobre os vários temas que agora foram candidatados. A Câmara de Mação decidiu que estes temas sobressaem pela sua singularidade e representatividade.

Com esta múltipla candidatura a Câmara de Mação pretende valorizar e promover a história e identidade cultural do concelho e das suas gentes. Falta agora a selecção dos 21 candidatos por província ou região autónoma. Devido à pandemia do coronavírus não está ainda definida a data do evento.



Por , em 2020-04-23 11:00:00


Manancial omirante.pt



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário