UFRN produz máscaras para bebês – [Blog da Solange Pereira]

Vários grupos de pesquisa da Universidade Federalista do Rio Grande do Setentrião (UFRN) têm somado esforços através de ações solidárias contra a pandemia da Covid-19. Uma dessas iniciativas é a fabricação gratuita de protetores faciais reutilizáveis (face shields) para ajudar a preservar a integridade dos profissionais de saúde. Agora, os voluntários decidiram direcionar uma secção dos esforços para a proteção de um novo grupo privativo de pacientes, tão frágil quanto indefeso perante o vírus: os recém-nascidos.

Os primeiros protótipos do protetor facial para bebês para uso em envolvente de maternidade já ficaram prontos e agora aguarda o interesse de unidades de saúde que necessitem do item para proteger seus pequenos pacientes. A peça pode prometer que gotículas lançadas no ar por pessoas contaminadas pela Covid-19 e outras doenças não atinjam os rostos dos bebês dentro do envolvente hospitalar.

A produção da máscara para bebês é mais lenta pois demanda maior desvelo por secção dos voluntários. Um dos participantes da ação, o professor da UFRN, Verner Monteiro, explica que “trata-se de um processo de fabricação artesanal e diferenciado, com juntura de um namoro de espuma e a costura feita com um tecido antialérgico adequado para a pele dos recém-nascidos”. O protetor transparente segue as medidas, materiais e especificações indicadas para que se ajuste à cabeça e cubra todo o rosto da menino.

Verner é um dos 12 professores e servidores voluntários da UFRN e do IFRN (Campus São Gonçalo do Amarante), que se uniram a alunos, familiares e empresas dispostas a ceder material para a produção dos protetores faciais. Até o momento, o grupo já disponibilizou mais de duas milénio peças produzidas e entregou para dezenas de unidades de saúde no interno e capital do Estado. 

Por , em 2020-04-22 23:42:06


Nascente www.tribunadonorte.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário