Setur-RJ discute como impulsionar Turismo do estado no pós-pandemia – [Blog da Solange Pereira]

Otávio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro

Otávio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro

Novas formas de impulsionar o turismo no período pós-pandemia da Covid-19. O secretário de Turismo, Otavio Leite, reuniu-se com mais de 80 representantes do setor das 92 cidades que compõem o estado do Rio de Janeiro para debater justamente estas medidas. O encontro aconteceu em etapas, por meio de uma vídeoconferência, feita em três horários distintos. Na taxa, as ações da pasta para desenvolver a atividade depois a crise do coronavírus.

As ações prioritárias para atrair visitantes serão o turismo regional (cidades de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, num relâmpago de 600 km dos destinos fluminenses) e o turismo circunvalar (moradores das cidades do estado do Rio). O secretário acredita que, depois a pandemia, o carruagem será o meio de transporte preposto pelos brasileiros, cansados do confinamento em suas casas. “As pessoas estão querendo botar os pés na areia das praias, subir a serra, aproveitar as cachoeiras e respirar ar puro. Leste é o público branco para a retomada do turismo regional”, afirmou.

Otavio destacou o lançamento, em breve, de um novo portal do turismo que irá promover eventos, destinos e experiências, contemplando todos os municípios do Estado. A teoria é que seja produzido, também, um banco de imagens com fotos e vídeos dos destinos a ser veiculado neste novo site. Há a intenção, ainda, de fabricar um concurso de fotografias que irá gerar um ror virtual para a promoção das cidades.

Videoconferência com secretários de turismo dos municípios

Videoconferência com secretários de turismo dos municípios

A subsecretária de Turismo, Adriana Varão de Roble, falou sobre o Núcleo de Lucidez e Captação de Eventos criado pela Secretaria de Turismo para dar visibilidade às feiras, congressos, exposições, simpósios e jornadas científicas. Adriana ressaltou o trabalho do Núcleo na identificação desses encontros que atraem milhares de turistas do Brasil e do mundo.

A intenção é que as cidades fluminenses possam sediar eventos a partir da subida demanda no período pós-pandemia, no segundo semestre. Leite destacou a realização do Salão do Turismo, que nascente ano deve sobrevir de forma autônoma (sem a participação paralela do Rio Gastronomia) e, segundo ele, “será um grande substância turístico para fortalecer o setor no pós-crise”.

Outros assuntos também foram destacados pelos diversos representantes das secretarias municipais de Turismo, que juntos formam as 12 regiões turísticas do RJ. Espaços e centros de convenções em cidades do interno para a recepção de feiras e congressos; parcerias de divulgação em meios digitais; identificação de eventos incentivados (via Lei Rouanet no estado do Rio de Janeiro); fortalecimento do artesanato nos municípios fluminenses e desenvolvimento de segmentos nas regiões foram alguns dos temas debatidos.

Por , em 2020-04-22 11:45:00


Manadeira www.mercadoeeventos.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário