Rabeca Cultural promove aula especial e lançamento de livro sobre Tarantino – [Blog da Solange Pereira]

A Rabeca Cultural promove a segunda lição on-line do curso “Construtores de Universos no Cinema” sobre o diretor Quentin Tarantino, em ração dupla, nesta quinta-feira, dia 23 de abril, às 20h, pelo aplicativo Zoom. Além da lição, haverá o lançamento também on-line do livro “Era Uma Vez Tarantino”, do jornalista, professor, crítico, responsável e cineasta Hamilton Rosa Jr., que comanda o curso.

Quentin Tarantino sempre foi um diretor provocador, faz filmes arrebatadores, inventivos, ricos em fantasia e alegremente amorais. “Eu não sou um cineasta americano”, disse certa vez numa coletiva de prensa lotada no Festival de Cannes. “Devo ter sido parido dentro de um cinema, pois é leste país que reivindico uma vez que meu!”, assumiu apaixonadamente. Leal a essa forma, Hamilton Rosa  demonstra sua paixão pelo cinema fazendo o lançamento do seu primeiro livro “Era uma vez Tarantino”, com lição exclusiva para os fãs e interessados.

“O título faz um trocadilho com o último filme de Tarantino, mas minha intenção foi também recordar o lado fabular, o universo que o cineasta criou”, conta  Hamilton Rosa Júnior. Para o crítico, Tarantino sempre fez filmes sobre sonhos, sobre um mundo próprio, com regras próprias, que zero tem a ver com o mundo em que vivemos. “Sempre foi um lugar onde ele projetava locais uma vez que o bar cinéfilo Jack Rabbit’s Slim, que não existe, compunha heresias uma vez que misturar a estética de filmes de kung fu, samurai e western pra horror de chineses, japoneses e norte-americanos puristas e repensar a Segunda Guerra onde um crítico de cinema era espião e o Terceiro Reich inteiro, inclusive o Fuhrer, morriam emboscados dentro de um cinema”. Na opinião do repórter, o cineasta nunca filmou a verdade.

Na aula-lançamento do livro, Rosa Jr. pretende mostrar uma vez que a pesquisa retrospectiva o fez repensar a filmografia do diretor. “A gente costuma pensar em um filme uma vez que um trabalho feito e finalizado de forma isolada, mas na verdade vê-lo à segmento do resto das obras do artista que o criou é muito redutor. Assim uma vez que uma pintura de Van Gogh é, de repente, mais interessante uma vez que você conhece a vida do artista, quando e onde ele a pintou, o caminho que levou Tarantino a fazer os filmes que ele fez (e na ordem em que os fez) me fez considerar aspectos de seu artesanato que eu não tinha pensado antes”. A intenção do responsável é trazer essa versão e muitas outras curiosidades para os alunos.

Serviço:

“Construtores de Universos no Cinema” – lição sobre Quentin Tarantino e lançamento do livro “Era uma vez Tarantino”
Para mais informações e inscrições: pelo telefone (19) 99720-6186 com Kha Macha

Uma vez que chegar

Avenida Dona Maria Franco Salso, 250 – Jardim Atibaia (Sousas)

Franco



Por , em 2020-04-21 12:43:07


Manadeira campinas.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário