Comércios e serviços voltam a funcionar com adequações – [Blog da Solange Pereira]

A flexibilização da sinceridade de alguns serviços no negócio divulgada pela Prefeitura de Jundiaí na última sexta-feira (17) fez com que proprietários de lojas se readequassem para atender o público. Do atendimento individualizado ao reforço na higiene, os proprietários esperam um novo fôlego depois de muitos dias parados.

Com a permissão, Rodrigo Constantino, de 33 anos, gerente de uma loja de automóveis seminovos, voltou a penetrar as portas do estabelecimento logo pela manhã, mas disponibilizou álcool em gel e máscaras para os funcionários. “O atendimento está sendo feito somente com horário agendado e uma família por vez”, justifica.

O gerente conta que dos 15 funcionários que atendiam na loja, somente quatro foram chamados ao trabalho. Os demais permanecem em férias. “Mesmo abrindo, a gente fica apreensivo. A moça já veio limpar cá três vezes”, revela ele, temendo pela saúde.

O cabeleireiro Pedro Prioli Rebento, de 68 anos, voltou a atender sua clientela, mas também com horário marcado. “Estou tomando os cuidados exigidos, usando máscara, álcool em gel, lâmina descartável. Se chega alguém, eu oriento a voltar mais tarde”, conta ele.

Mas, ao contrário de Pedro, que não paga aluguel, o fígaro Waldecir Scolaro, de 58 anos, precisou negociar com o proprietário do imóvel onde trabalha. “Não paguei o aluguel inteiro. Eu falei que acertava o resto quando tivesse o quantia. Por uns três meses eu vou remunerar metade, mas depois vai diluir o valor nos outros meses”, conta ele, esperando o movimento voltar.

Aparecida Oliveira Maia, de 66 anos, é modista e conta que ficou paragem no início da pandemia, mas voltou a trabalhar para fabricar máscaras de tecido, já que os próprios clientes pediram. “Eu acho que a reabertura vai ajudar, mas o desvelo tem que ser reduplicado agora”, alerta.

Sobre os impactos do coronavírus no negócio, ela acredita que a volta à normalidade ainda vai demorar um tempo. “Vai muito vagarosamente, o pessoal não tá saindo”, conclui.

RETOMADA

Para o presidente do Sindicato do Negócio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Edison Maltoni, a reabertura parcial do negócio já é uma melhora, porém reitera que continua o trabalho para que mais segmentos de negócio possam voltar a atender.

Com a chegada do Dia das Mães, segunda data do ano de maior movimento no negócio, perdendo somente para o Natal, os lojistas da cidade temem as baixas vendas. “Estamos incentivando os formatos de delivery e drive-thru. Sabemos que haverá demissões, mas precisamos de gente trabalhando, de gente recebendo para poder consumir”, diz.

De contrato com o gestor da Moradia Social, Gustavo Maryssael de Campos, o objetivo da nota de explicação, publicada ontem na prensa solene, foi sanar dúvidas quanto às informações a saudação do funcionamento do negócio. “As informações incluem horário de funcionamento e orientações para estabelecimentos comerciais de diversos gêneros, sempre de contrato com o Comitê Administrativo Inimaginável (CAE) e as disposições legais vigentes no Município”, explica.

Waldecir Scolaro, fígaro

 

Rodrigo Constantino, gerente de revenda de veículos,

Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/comercios-e-servicos-voltam-a-funcionar-com-adequacoes/

Por , em 2020-04-21 05:00:00


Manancial www.jj.com.br



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