Baianos terão 9 mi de máscaras em um mês – [Blog da Solange Pereira]

A Bahia largou muito numa correria para tirar o detido da confecção de máscaras, três meses depois do aviso emitido pela China e mais de 60 dias posteriormente a Itália e a Espanha emitirem os primeiros sinais de colapso dos sistemas de saúde pública e funerário.

Até o dia 15 de maio, os baianos terão chegada a nove milhões de máscaras artesanais, quantidade que se pode considerar razoável em relação aos muro de 15 milhões de moradores no estado da Bahia.

Resultado de edital do governo baiano visando à proteção facial, uma vez que o coronavírus penetra preferencialmente nas mucosas nasais e boca, 603 empreendimentos foram cadastrados em todos os 27 territórios de identidade, porquê o Estado multiplica a Bahia.

Uma vez que facilitador para a gestão pública, a reunião dos 27 territórios terá 220 associações, 33 cooperativas, 308 microempresas e 42 empresas em um dos maiores mutirões nunca visto na história da Bahia para dar conta da encomenda gigantesca em um mês.

Cuidados – Importante salientar, a muito da saúde do usuário da máscara, que o simples uso reduz a prenúncio de contaminação, mas não tanto quanto seria necessário, daí a valimento da orientação de lavar as mãos com chuva e sabão obsessivamente, além do isolamento social.

Serão 6.338 máquinas de costura apropriadas a levante tipo de confecção, muito porquê 9.696 profissionais de costura, entre homens e mulheres, convocados para a empreitada que ganha dimensões cívicas tal a dramaticidade porquê efeito da Covid-19.

A lista dos empreendimentos habilitados pode ser consultada nos sites www.car.ba.gov.br e www.sdr.ba.gov.br.

“Falta um pouco de lucidez para aqueles que me acusam de ser ditatorial (…) Eu, inclusive, sou contra as prisões administrativas que estão ocorrendo pelo Brasil. Eu sou, realmente, a Constituição”

Jair Bolsonaro, presidente, um dia posteriormente participar de atos que pediram fechamento do Congresso e STF.

Extração de vanádio cresce

Nem todo setor da economia sofreu danos com a pandemia, e levante é o caso da produção de vanádio em Maracás, no sudoeste baiano: a extração  cresceu 35% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O propagação vai na contramão da média do setor mineral brasiliano, que recuou 17% neste início de ano. Única mineradora de vanádio da América Latina, a empresa Largo Resources opera desde 2014 em Maracás. 

O faturamento totalidade do período somou R$ 36 bilhões, excluindo-se petróleo e gás, com destaque para minério de ferro e ouro, com participações de 63% e 11%, respectivamente.  De janeiro a março deste ano, a mina de maracás produziu 2,8 milénio toneladas de pentóxido de vanádio.

Parceria contra o vírus

Cooperando para enfrentar a pandemia do coronavírus no extremo sul, a Suzano e a Veracel Celulose realizarão um conjunto de ações que incluem a montagem de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas, que contará com 20 leitos de UTI. A iniciativa inclui a doação de 20 respiradores, fixos e móveis, e a construção será realizada anexa ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A manutenção da unidade será realizada pelo governo do estado.

POUCAS & BOAS

Uma silabário com detalhes sobre cuidados e recomendações para prevenção da disseminação do novo coronavírus nas propriedades rurais está sendo distribuída por meios digitais para orientar produtores e colaboradores das fazendas e escritórios rurais. A iniciativa é da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e  pode ser acessada nos sites www.abapa.com.br e www.aiba.org.br

Uma série de vídeos informativos  em libras sobre a Covid-19 foi elaborada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na Perspectiva Sócio-Antropológica (Farol), da UFRB. Além dos sete vídeos da coleção, outros materiais estão sendo produzidos, incluindo um vídeo com perguntas e respostas enviadas por surdos de diferentes regiões do estado. O Grupo Farol é constituído por estudantes dos cursos de bacharelado interdisciplinar em saúde, enfermagem, nutrição, medicina e psicologia do campus Santo Antônio de Jesus. Os materiais estão disponibilizados no Instagram do Grupo Farol em instagram.com/ccslibras.



Por , em 2020-04-21 06:01:00


Nascente atarde.uol.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário