Praças tem pouco movimento mas no Portal da Amazônia havia bastante gente – Diário Online – [Blog da Solange Pereira]

Um dos espaços mais frequentados de Belém, sobretudo aos domingos, a Rossio da República estava com movimentação pequena ontem (19), pela manhã. A feira de artesanato, que atrai um grande público ao lugar, não está sendo realizada para que não haja aglomerações de pessoas, conforme determina o decreto estadual que proíbe a realização de eventos que concentrem mais de dez pessoas.

Na Rossio Batista Campos, também no meio da cidade, o cenário era parecido. Já o Portal da Amazônia foi o ponto escolhido por quem quebrou a orientação de distanciamento social. O público presente caminhou, correu e pedalou. Muitos com máscara no rosto, mas nem todos mantiveram o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde.

Praça Batista Campos
Rossio Batista Campos Irene Almeida

 

Portal da Amazônia
Portal da Amazônia Irene Almeida

 

A recomendação, porquê todos sabem, é de que a população fique em mansão o sumo que puder para evitar o contágio pelo coronavírus. Na Rossio da República se manteve o insignificante movimento de pessoas que vem sendo registrado nos últimos finais de semana. A vendedora de lanches Rosangele Rodrigues, 50, aos domingos, chegava a vender até 15 garrafas de moca. Ontem, já passavam das 9h e ela não tinha vendido o equivalente a uma garrafa.

Rosangele lembrou que leste foi o quarto domingo continuado em que a feira de artesanato não foi montada na rossio. “Essa venda de lanches é a minha única manadeira de renda”, disse.

Na secretária do Intestinal, o movimento de pessoas só não era menor porque o estabelecimento mantém uma clientela leal. Ontem, a procura maior era por apostilas e livros de exercícios para concursos públicos. No balcão, um frasco de álcool em gel pode ser usado tanto pelos consumidores quanto por quem trabalha no lugar.

CACHORROS

Quem parecia ter gostado da tranquilidade foram os cachorros ‘Amozinho’ e ‘Baby’, que corriam pela grama. Depois da folia, sentaram ao lado de Helen Cavalcante, que é a responsável por levá-los para o passeio. Ela usava máscara e tinha álcool em gel na bolsa. “Cuido de mim e cuido deles”. Um grupo de evangélicos, com bandeiras e camisas do Brasil, fazia orações na rossio.

Na esperança de conseguir inferir a meta de fazer R$ 50 em vendas de sorvetes e picolés Moisés Lima, 45, deixou a Rossio da República e foi para a Rossio Batista Campos. Tinha expectativa de encontrar um movimento maior, o que não ocorreu. “Saio de mansão tentando vender pelo menos a metade do que eu vendia antes da quarentena”, frisou. “Mas tem dias que não consigo vender nem R$ 40”.

Ele reforça que as pessoas estão ficando em mansão por uma questão de saúde. “Eu só saio porque preciso vender. Meu trabalho é esse e o dia que não trabalho não tenho o que manducar e nem para remunerar as contas termo do mês”.

Praticar esportes porquê caminhadas e pedaladas não está proibido, porém, precisa ser feito evitando aglomerações. No Portal da Amazônia, todavia, foi provável ver pessoas fazendo os exercícios tanto de forma individual, quanto em dupla, trio e até em grupo. A maioria deles usava máscaras.

O ciclista Mauro Jorge Souza, 50, foi pedalar, ontem. “Eu costumo fazer os exercícios com a minha companheira, mas hoje vim só. O dia está bonito e estou me mantendo distante das pessoas”, comentou. Uma família percorreu, de carruagem, as ruas do meio da cidade com um quadro de ‘Jesus Misercordioso’ porquê forma de levar uma mensagem de sossego e de orações. Eles seguiram sozinhos, sem nenhum outro veículo detrás, e cantando músicas religiosas.

Já o movimento da Feira da 25 estava aquém do considerado normal para um domingo. Onde ainda foi provável ver um fluxo de consumidores foi no setor de farinha.

Nas praças da República e Batista Campos, um número reduzido de pessoas circularam, na manhã de ontem. No Portal da Amazônia, contudo, vários visitantes faziam atividades físicas, inclusive em grupo.

Nas praças da República e Batista Campos, um número reduzido de pessoas circularam, na manhã de ontem. No Portal da Amazônia, todavia, vários visitantes faziam atividades físicas, inclusive em grupo. | Irene Almeida

Praça Batista Campos

Nas praças da República e Batista Campos, um número reduzido de pessoas circularam, na manhã de ontem. No Portal da Amazônia, todavia, vários visitantes faziam atividades físicas, inclusive em grupo. | Irene Almeida

Portal da Amazônia

Nas praças da República e Batista Campos, um número reduzido de pessoas circularam, na manhã de ontem. No Portal da Amazônia, todavia, vários visitantes faziam atividades físicas, inclusive em grupo. | Irene Almeida



Por , em 2020-04-20 07:41:00


Nascente www.diarioonline.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário