Movimento que envolve profissionais da indústria da moda produz máscaras – [Blog da Solange Pereira]

Iniciativa ‘Um Milhão de Máscaras’ visa à produção do item de proteção e, evidente, à conscientização da população para o uso do inferior durante a pandemia

Marcas de diversos segmentos mundo afora estão criando iniciativas solidárias e usando a estrutura industrial para a produção de máscaras e outros itens que são doados para suprir a escassez de materiais na luta contra o coronavírus. Sejam para marcas de sobranceiro luxo mundiais ou para empresas pequenas e independentes, a voga, de forma universal, tem agido de forma significativa no combate à pandemia.

Depois a constatação de que o uso da máscaras pode ajudar na prevenção e melhorar o controle do índice de contaminação comunitária, muro de 65 empresas, marcas e profissionais da voga mineira declararam seu engajamento na justificação e se voluntariaram no movimento chamado “Um Milhão de Máscaras” (“1MM”), uma rede de pedestal que visa à produção do item de proteção e, evidente, à conscientização da população para o uso.

Cada marca oferece ajuda de todo tipo e uma vez que pode. Há aquelas que estão propriamente fabricando as máscaras, enquanto outras fazem o golpe ou reúnem costureiras. Há também empresas que doam materiais para confecção do inferior, uma vez que tecidos e elástico. 

A marca mineira Márcia Morais disponibilizou a estrutura da sua fábrica para a produção das máscaras, que estão sendo feitas por uma equipe reduzida no lugar para manter o distanciamento entre as pessoas. A finalização é feita pelas costureiras em suas próprias casas. “A indústria da voga precisa se reinventar, mais do que qualquer outra, principalmente as formas de produção e o consumo consciente. São questões que ficarão muito evidenciadas em seguida a pandemia. Mas, neste momento, precisamos pensar no papel social da voga. É um momento de solidariedade, união e muita força para que possamos dar nossa taxa e focar a preservação da vida e a saúde das pessoas”, avalia Alice Correa, gerente de desenvolvimento de resultado da marca Márcia Morais.

Outras ações
O mineiro Virgilio Andrade, estilista por trás da Virgilio Couture, faz máscaras para suas clientes usando refugo dos tecidos de suas peças. “Fui arrumar o meu ateliê durante a quarentena e me deparei com vários pedaços de tecido que estavam sobrando de produções. Resolvi fazer máscaras e tenho oferecido de presente para clientes da marca”, revelou Virgilio, que entrega o inferior para os clientes explicando sobre os processos de limpeza. 

As máscaras são feitas com estampas exclusivas. “Usar uma máscara com uma linguagem de voga faz com que a gente se sinta melhor do que usar aquela que remete ao hospital e à doença”, opina ele.

Marcas de luxo se unem na luta

A Louis Vuitton (foto supra) é uma das grifes mundiais do mercado de luxo que passaram a produzir máscaras não cirúrgicas uma vez que pedestal no combate à Covid-19. Tapume de 300 artesãos foram mobilizados para a produção nas oficinas francesas. 

A grife italiana Prada também iniciou, no mês pretérito, a produção de 80 milénio macacões médicos e 110 milénio máscaras para serem doados aos profissionais de saúde da região da Toscana, uma das mais afetadas na Itália. Além dela, Saint Laurent e Balenciaga e a italiana Gucci também já fabricam máscaras para suprir a escassez.

“Quanto à voga propriamente dita, a coleções, desfiles, temporadas, fast fashion, luxo, penso que vivíamos uma certa indigestão, um excesso de produção, de consumo, de tudo. A voga já não vinha muito há tempos. Esta pausa obrigatória leva o setor uma vez que um todo a refletir e repensar todo o sistema”, opina Natalie Oliffson, consultora em negócios de voga e projetos criativos.

CONTRIBUIA:

Financiamento. O movimento “1MM” criou um financiamento coletivo para a taxa da produção das máscaras. As doações podem ser feitas em qualquer quantia, e o numerário arrecadado será utilizado para apressar o movimento de produção, com a compra de materiais e remuneração do trabalho das costureiras.

Participe. O site para doação é evoe.cc/um- milhao-de-mascaras.



Por , em 2020-04-20 11:55:00


Nascente www.otempo.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário